Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos


O que é?

Consiste em organizar durante uma mesma semana, em toda a Europa, animações sobre a Prevenção na Produção de Resíduos e a estimular todos os Europeus a agir para a reduzir os seus resíduos. Esta Semana é apoiada pela Comissão Europeia.

 

Poupar, Viver melhor!

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, à qual a Póvoa de Varzim se associa desde 2009, visa alertar os munícipes para o grave problema que o planeta enfrenta: a produção excessiva de resíduos. Nas duas últimas décadas, fruto de um estilo de vida cada vez mais industrializado, a quantidade de resíduos domésticos subiu em flecha, já que quase todos os produtos que nos passam pelas mãos diariamente são descartáveis. Nos últimos 40 anos, na União Europeia, o número de resíduos domésticos produzidos duplicou. Para tratar estes resíduos, recorremos ao processo de incineração e de deposição em aterro, solução que apresenta consequências ambientais como a deterioração da qualidade do ar, a contaminação dos solos e dos recursos hídricos.

E apesar da quantidade de resíduos reencaminhados para reciclagem ser já bastante elevada, os custos de manutenção destes equipamentos oneram em muito as capacidades financeiras das autoridades.

A solução passa por envolver todos e cada um de nós em soluções de futuro. Por investir na prevenção e redução de resíduos. Por alertar e formar a população para uma atitude mais inteligente e favorável à diminuição do consumo doméstico, repensando os seus hábitos, adquirindo apenas o indispensável e o que pode ser reutilizado.

O concelho da Póvoa de Varzim, fruto de um investimento pensado para o ambiente, tem vindo a desenvolver um conjunto de boas práticas com vista à redução e reutilização de resíduos, a saber:

  • O Roupão, equipamento disperso pela cidade, cujo sucesso nos leva, desde já, a pensar em aumentar o número de instalações;
  • O projecto Terra à Terra, dinamização da compostagem caseira;
  • O Parque do Gorgolito, em Rates, estrutura que permite a compostagem comunitária;
  • Ao nível dos serviços administrativos da autarquia, promovendo uma série de mudanças, com vista à selecção e redução do consumo do papel, actuando ao nível da comunicação interna e externa.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que agora se inicia, vem reforçar a acção pró-ambiente dos municípios, proporcionando mais informação aos cidadãos e lança um claro repto para que Reduzam, Reutilizem e Reciclem mais, de forma a realizar em pleno o mote “Poupar, Viver melhor!”.