Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Resíduos Sólidos Urbanos

O Município da Póvoa de Varzim é a entidade responsável pela gestão dos resíduos urbanos produzidos no concelho, cuja produção não exceda os 1100 litros/produtor/dia.

No ano de 2013, foram recolhidos, em média, 97 toneladas por dia de resíduos, sendo que 23% destes resíduos foram encaminhados para valorização, através da reciclagem. 

Os munícipes do concelho da Póvoa de Varzim, têm atualmente disponível um sistema completo de infra-estruturas, equipamentos e serviços, que lhes permite depositar corretamente os resíduos produzidos.

Sabia que:

Em 2013, a produção de resíduos per capita foi de 1,53 kg/dia.

Definições:

Resíduo – quaisquer substâncias ou objetos de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.

Resíduo urbano – o resíduo proveniente de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente das habitações.


Normativas legais:

Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e Higiene Pública 

Alteração ao Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos e Higiene Pública

Decreto-lei n.º 73/2011 de 17 de junho: Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, transpõe a Directiva n.º 2008/98/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de novembro, relativa aos resíduos, e procede à alteração de diversos regimes jurídicos na área dos resíduos