A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto tem sido, ao longo da sua história, a principal porta de acesso local ao conhecimento. Fundada em 1880, ocupou diversos espaços no concelho até à inauguração do novo edifício a 30 de novembro de 1991.

Disponibiliza a todos os seus visitantes e leitores mais de 180 mil obras para consulta, para além de outros serviços, onde se destacam: o empréstimo domiciliário, o livre acesso às estantes, o espaço dedicado às obras sobre o concelho, os periódicos poveiros que podem ser consultados em formato digital, o serviço de referência online e as mais diversificadas atividades de promoção e difusão do livro e da leitura.

Para além disso, tem vindo a desenvolver uma política de descentralização dos serviços, concretizada nas Bibliotecas de Praia, Polos de Leitura, Bibliotecas Escolares nas Escolas 1.º Ciclo do Concelho e Biblioteca Partilhada.

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto tem servido de elo entre a educação, cultura, informação e lazer demonstrando, ao longo dos 29 anos de existência, diversas iniciativas nas quais se evidencia a sua versatilidade e funcionalidade junto da comunidade local.

A Biblioteca Municipal tem proporcionado as mais variadas manifestações culturais. Por aqui, já passaram nomes como Alexandre Pinheiro Torres, Luísa Dacosta, Mário Cláudio, José Luís Peixoto, José Sarney, Ana Saldanha, Mia Couto, Marly Mota, Peter Carlson, Margarida Santos, Dulce Pontes, Madredeus entre outros.

Inovadora desde a sua fundação, dotou-se de recursos humanos e tecnológicos que permitiram colocá-la na vanguarda das Bibliotecas da Rede de Leitura Pública.

O trabalho desenvolvido por uma equipa especializada produziu um dos mais reconhecidos catálogos de livros, vídeos e discos compactos informatizados do país, em simultâneo com o surgimento de um dos primeiros website de Bibliotecas Municipais.

A disponibilização da valiosa coleção de periódicos poveiros desde 1870 a 1980, com mais de 66 mil páginas em formato digital, reuniu numa iniciativa inédita em Portugal, microfilmagem, digitalização, aquisição de equipamentos e programas informáticos, num único projeto.

Pioneiras foram também as bibliotecas de praia, a implantação dos postos multimédia de acesso à Internet e consulta de CD-ROM, as múltiplas atividades dirigidas ao público infantil e juvenil como “Marés de Leitura – Encontro de escritores com crianças”, “Hora do Conto”, e “Artes e Ofícios” que trouxeram diversos artífices e artistas, locais e nacionais, a este espaço cultural.

Neste percurso substancial, a Biblioteca Municipal evidencia-se como uma referência cultural na Póvoa de Varzim.

Para mais informações sobre a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto visite o Website da Biblioteca Municipal.