Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

XXX Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

11 a 31 de Julho de 2008

Memória descritiva

A 30ª edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DA PÓVOA DE VARZIM decorrerá entre 11 e 31 de Julho de 2008, sendo de destacar a presença de grandes nomes do circuito artístico internacional: o Zehetmair Quartet, os pianistas Boris Berezovsky e Piotr Anderszewski, os violoncelistas Alexander Kniazev e Jian Wang, o violinista Augustin Dumay, o Concerto Italiano, a contralto Sara Mingardo, o violetista Maxim Rysanov, u do agrupamento suíço de música antiga A Corte Musical.

A programação deste ano volta a apresentar uma vasta perspectiva histórica da grande música europeia, desde os finais da Renascença à contemporaneidade. E inclui música portuguesa de diversas épocas e alguns dos músicos portugueses mais relevantes da actualidade: Miguel Borges Coelho (piano), Aníbal Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo), António Saiote (clarinete), António Salgado (barítono) e os membros do agrupamento Camerata Senza Misura.

Prossegue o apoio do Festival aos novos valores e à criação da nova música portuguesa. Foram convidados alguns dos galardoados com o Prémio Jovens Músicos da RDP 2007 e do Prémio de Interpretação do Concurso do Estoril 2006 (o Festival continua a manter parcerias com estas iniciativas), a soprano Raquel Camarinha, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim sob direcção do Maestro Osvaldo Ferreira e o Quarteto Verazin (os dois últimos são agrupamentos residentes do FIMPV). E serão apresentadas em estreia absoluta as obras seleccionadas pelo júri do 3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (modalidades de “música sinfónica” e “música de câmara”), presidido pelo compositor António Pinho Vargas, de quem também será estreada uma obra para quarteto de cordas expressamente composta para o FIMPV.

Ao longo do Festival especiais homenagens vão ser prestadas aos compositores Franz Schubert, Olivier Messiaën e Vaughan Williams, cujas efemérides se comemoram em 2008.

Estão previstos ainda uma conferência na abertura desta 30ª edição, a cargo do musicólogo Rui Vieira Nery, e encontros informais com os compositores galardoados no 3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim – no decorrer dos quais o público terá oportunidade de também participar na atribuição da ordem das obras premiadas; master classes de António Salgado, Zehetmair Quartet, Boris Berezovsky, Alexander Kniazev, Augusto Trindade, Miguel Rocha e Rogério Gonçalves; exposições diversas; e o concurso À Descoberta do Património Musical especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região, que constará da publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival.

Os diversos momentos do Festival decorrem nas Igrejas Matriz e S. Pedro de Rates, no espaço cultural do Diana-Bar e no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim.

A concretização da programação ficar-se-á a dever aos apoios principais do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, além do patrocínio de importantes instituições financeiras e meios de comunicação social.

 

 

Festival de Música volta a afirmar-se como um dos mais prestigiados do país

Póvoa de Varzim, 04.08.2008 - O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ...

Barítono António Salgado e o pianista Ángel González juntos no concerto de dia 30 do Festival Internacional de Música

Póvoa de Varzim, 29.07.2008 - O concerto de amanhã do Festival Internacional de ...

A Corte Musical encerra concertos do Festival de Música

Póvoa de Varzim, 30.07.2008 - O Festival Internacional de Música da Póvoa chega ...

Entregues prémios de composição, no Festival de Música

Póvoa de Varzim, 29.07.2008 - Ana Seara conquistou o primeiro prémio do Concurso ...

1 2 3 4 5