Ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora, destinado a turmas do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, concorreram mais de 40 trabalhos.

Todos os vencedores serão também anunciados na Cerimónia de Abertura do Correntes d’Escritas.

O Prémio, atribuído pela primeira vez em 2009, visa estimular a criação literária, especialmente o desenvolvimento da comunicação escrita, e destina-se a trabalhos colectivos (realizados por todos os alunos de uma turma e supervisionados por um docente), em língua portuguesa, com um mínimo de três e um máximo de cinco páginas. Cada Escola pôde concorrer com o máximo de dois trabalhos por turma.

À escola de onde seja proveniente o Conto Infantil Ilustrado que fique classificado em primeiro lugar é atribuído um prémio de 1000 euros, 500 ao segundo e 250 ao terceiro.

Os melhores trabalhos são depois publicados em livro pela Porto Editora.

Na edição anterior, Paulo Gonçalves, da Porto Editora, entregou o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora, a seis alunos que constituíam a Turma 15 da Escola EB1/JI de Medo, de Riba de Âncora, Vila Praia de Âncora. As crianças subiram ao palco, acompanhados pela professora, para receberem o primeiro prémio pelo trabalho O Sonho da Violeta.

De Póvoa de Lanhoso vieram à Póvoa de Varzim, alunos e professora da Turma 40, do Centro Educativo do Cávado – Monsul para arrecadarem o 2º lugar com Uma Aventura no Castelo de Lanhoso. Também uma freguesia da nossa cidade foi premiada em 3º lugar, a Turma A, da Escola EB1 de Cadilhe, Amorim, com Uns Peluches Especiais, que levou alunos e professora, acompanhados dos seus peluches, ao palco.

Foram ainda atribuídas menções honrosas aos alunos do 4º ano do Colégio da Arrábida – Azeitão, Setúbal, pelo conto ilustrado O Planeta Amarelo, que se fizeram representar pela sua professora, e aos alunos, acompanhados da respectiva professora do 4º ano da Turma 9 da Escola EB1 de Nogueira, Braga, exclusivamente pelo texto de O Verdadeiro Natal.