MOSTRA DE TEATRO ESCOLAR CONTA JÁ COM DOZE ANOS DE SUCESSO

Póvoa de Varzim, 16.04.2012 – Inúmeros alunos de escolas do país deram vida, na semana passada, à XII Mostra de Teatro Escolar, apresentando 4 espectáculos e participando em várias oficinas demonstrativas e workshops.

A Escola Secundária Rocha Peixoto, que organiza a iniciativa com o apoio da Câmara Municipal, recebeu as peças exibidas, contando sempre com casa cheia, registando-se não só uma grande afluência de alunos mas também de pais e familiares dos atores amadores.

Luís Diamantino, Vereador da Câmara Municipal, referiu que “o Teatro é uma mais valia na educação dos jovens, assumindo um papel importante no desenvolvimento da criatividade e personalidade dos mesmos”. Constata também que “a Escola Secundária Rocha Peixoto tem um papel catalisador na criação de novos grupos de teatro e que esta é uma arte superior, na medida em que os atores partilham, no momento das atuações, as suas personagens com o seu público”. Realça ainda “ a grande receptividade do evento por parte da comunidade poveira e o esforço de todos os que fazem o evento acontecer”.

A XII Mostra de Teatro Escolar abriu no dia 10 com a encenação da peça “Mar Português” interpretada pela Escola Flávio Gonçalves da Póvoa de Varzim. Na quarta-feira, dia 11, às 21h30, foi a vez da Escola Dr. Francisco Sanches, de Braga, apresentar o “Auto das Novíssimas Barcas”. A “Barca do Inferno” subiu ao palco, dia 12, com a performance dos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão. No último dia do evento, a Escola anfitriã, apresentou a peça “Tango”, seguindo-se o encerramento da Mostra com a Festa final dos participantes.

Esta iniciativa da Escola Secundária Rocha Peixoto é, simultaneamente, um palco, por excelência, do teatro amador mas também do interesse que esta arte provoca entre a comunidade escolar, envolvendo alunos do ensino diurno e noturno, professores e até mesmo auxiliares da acção educativa.