Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Recursos Humanos - Gabinete de Formação

Gabinete de Formação

O conhecimento é, cada vez mais, o motor da nossa sociedade. Quanto maior for o nível de formação dos recursos humanos, apreendendo novos conhecimentos e desenvolvendo novas competências, maior a possibilidade de adaptação às exigências laborais, que sabemos estar em constante alteração.

Um mundo laboral em mudança abre novas oportunidades mas impõe adaptação permanente, exigindo aos trabalhadores conhecimentos atualizados em áreas transversais, merecendo atenção a Gestão de Recursos Humanos, Saúde e Segurança no Trabalho ou Tecnologias de Informação e Comunicação, para além dos conhecimentos em áreas específicas que já não se mostram suficientes.

O mercado de trabalho abarca, assim, um processo de desenvolvimento pessoal e laboral.

O conhecimento e a formação profissional são motores de mudança e principais ferramentas de trabalho, encarando-se não apenas como um direito fundamental humano, mas também como uma condição necessária e fundamental para possibilitar o acompanhamento da evolução das novas tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento das instituições no contexto sócio-económico e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento regional.

A formação contínua, entendida sob a forma de aperfeiçoamento, reciclagem, reconversão e promoção profissional, permite a adaptação às tarefas, assegurando o ajustamento contínuo dos colaboradores às exigências operacionais da função e do desenvolvimento integrado das instituições, transformando-as, através desta cultura de gestão, num aparelho eficiente que permite responder eficazmente aos problemas dos cidadãos, como clientes do serviço público. Do ponto de vista pessoal, promove a plena integração social do trabalhador e possibilita um incremento considerável do nível de satisfação e motivação.

Comprometido na prossecução deste objetivo, o Município da Póvoa de Varzim tem vindo a apostar na formação interna dos seus trabalhadores, incrementando as condições de participação na formação contínua, com vista à prestação de um serviço público que prima pela qualidade e plena satisfação dos munícipes.