Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Placas toponímicas recuperam memória poveira

 

A cidade renova-se. Abrem-se novas ruas, constroem-se novos prédios, novas casas, novos espaços. E, a par deste movimento de crescimento e renovação, há também o desejo de preservar a memória da cidade, materializada em pedra, construída na alma dos seus habitantes, nas suas tradições e costumes mais arreigados.

Quando, na Póvoa, são evidentes estes movimentos de simultânea renovação e preservação - sendo a Avenida Mousinho de Albuquerque e a Praça do Almada os exemplos mais recentes - a Câmara Municipal decidiu adoptar um novo modelo de placa toponímica totalmente feito à mão e onde se evocam as cores da cidade, as tradicionais siglas, os aprestos de pesca, os barcos e o mar, a par de, nos casos em que tal é possível, a efígie da figura histórica que dá nome à praça ou à rua em questão.

placa praça almada

Encomendadas pela autarquia ao artista plástico Fernando Gonçalves, mais conhecido como Nando pela forma como assina os seus trabalhos, as novas placas recuperam memórias poveiras e introduzem um aspecto afectivo na identificação das ruas, uma vez que cada uma é uma obra de arte única por ser integralmente feita à mão.

Nesta primeira fase, em que serão abrangidas as artérias mais centrais, será elaborado um total de 287 placas. Destas, Nando já produziu 150, das quais 50 já estão colocadas nos respectivos locais. À medida que forem sendo abrangidas outras áreas da cidade, novas placas serão feitas e o artista plástico não consegue, por isso, ter uma estimativa certa de quantas virá a produzir no total, uma vez que este é, como afirma “um trabalho para se ir fazendo, até estarem identificados todos os locais”.

Cada placa envolve, como explica o artista, uma fase de pesquisa para se poder reproduzir o rosto da figura histórica que dá nome a uma rua, praça ou avenida e, nos casos em que tal não é possível, porque não há registos de imagem da personalidade em questão, há que imaginar uma forma diferente de ilustrar o que se pretende. Um destes casos foi o do Tenente Veiga Leal. Perante a inexistência de registos de imagem, Nando optou por procurar um motivo que tivesse uma ligação à cidade e ao seu espírito , por isso escolheu os barcos porque, como afirma, “os barcos e o mar são a Póvoa”. A Praça da República, pelo facto de se referir a um acontecimento histórico de difícil representação obrigou a outro tipo de solução: “nesse caso” – explica Nando – “desenhei uma imagem da República, representada no conhecido busto de uma mulher, e coloquei a bandeira portuguesa em fundo”.

E uma rua ou avenida implica mais do que uma placa toponímica, consoante a sua extensão. No caso da Mousinho de Albuquerque, foram feitas 19 placas, todas elas diferentes pelo facto de terem sido pintadas à mão. O único elemento que é igual são as letras, que são primeiro desenhadas numa "máscara", que serve de base para todas.

placa patrao lagoa

As siglas, que recuperam o aspecto etnográfico, relembram as famílias mais antigas da comunidade e são um elemento comum, embora não se repetindo de placa para placa.

Para Nando, cada uma destas pequenas obras de arte implica um trabalho de pesquisa, passado depois para o papel, onde são elaborados os esboços e definido o aspecto final. As placas são feitas em metal, embora pareçam azulejos, material em que o artista se tem especializado e do qual é exemplo o painel que se encontra na entrada do Porto de Pesca.

Aliando o aspecto artístico à preservação de aspectos da cultura local, a Câmara Municipal pretende com estas novas placas toponímicas oferecer à cidade uma forma bem visível, bonita e única de identificar as suas artérias.

Por enquanto, o trabalho de Fernando Gonçalves pode ser apreciado nas seguintes ruas:

Praça do Almada

Rua Dr. Sousa Campos

Rua dos Ferreiros

Largo Eça de Queiroz

Rua Paulo Barreto

Rua do Boído

Rua Almirante Reis

Rua do Conselheiro Abel Andrade

Largo das Dores

Rua Senhor do Monte

Rua Bonitos de Amorim

Rua Dr. Josué Trocado

Rua Cidade do Porto

Rua Ramalho Ortigão

Praça Marquês do Pombal

Rua Gomes de Amorim

Rua Frei Sebastião

Rua das Hortas

Rua José Malgueira

Rua Patrão Lagoa

Rua António Graça

Rua da Alegria

Largo do Passeio Alegre

Rua Caetano de Oliveira

Avenida dos Banhos

Avenida Mousinho de Albuquerque

Rua Dr. Sousa Campos

Rua Eng. Duarte Pacheco

Rua Joaquim Martins da Costa

Praça da República

Rua Manuel Silva

Rua João Dias

Rua da Junqueira

Rua Cândido Landolt

Travessa do Cais Novo

Largo Dr. David Alves

Rua dos Cafés

Praça João XXIII

Rua Tenente Valadim

Rua da Ponte

Largo Elísio da Nova

Rua Santos Minho

Rua do Paredão

Rua Alberto Jacques

Largo Dr. Vasques Calafate

Rua da Ribeira

Rua Tenente Veiga Leal

Rua da Caverneira

Rua das Hortas

Rua Paulo Barreto

 

 

Ruas inauguradas em 2011

 

Rua Rotary Club da Póvoa de Varzim

Rua Dr. Jorge Barbosa

Rua da Fábrica

 

Rua Comendador Nelson Quintas

 

Alameda Monsenhor Manuel Amorim


Conteúdo relacionado
Áreas de atividade - Toponímia