Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Agroleite abriu hoje, em São Pedro de Rates
Acções do Documento

Agroleite abriu hoje, em São Pedro de Rates

Póvoa de Varzim, 16.07.2009 - Abriu, esta manhã, a sexta edição da Agroleite, que contou com a visita de Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e restante executivo camarário bem como de José Oliveira, Presidente da LEICAR, Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates e João Machado, Presidente da Conferedação de Agricultores de Portugal.

Macedo Vieira considera que esta Feira Agrícola do Leite, que já se realiza há seis anos é de extrema importância, apesar de “muita gente pensar que  este  é um concelho ligado ao turismo e às praias, a Póvoa tem uma actividade económica importantíssima. Temos a parte hortícola,  na zona ribeirinha, Aver-o-Mar, Aguçadoura e Estela  e a parte da agropecuária onde estamos, em Rates, e também em Balasar e Laundos.   O autarca frisou ainda as "graves dificuldades pelas quais o país passa com uma política agrícola que subestimou um pouco esta actividade primária que é fundamental em termos de autonomia e independência do país”, justificando, assim, a importância que reside no facto de incentivar os agricultores . O autarca manifestou a sua preocupação “nesta altura em que os agricultores passam muitas dificuldades nomeadamente com o preço do leite devido à concorrência internacional e a inexistência de fronteiras”.

O edil poveiro referiu-se ainda ao Seminário “O Sector Leiteiro no Horizonte 2015”, a decorrer durante a tarde de hoje, no qual “técnicos do Ministério da Agricultura vão expor as formas como podem ser organizadas as actividades agrícolas e vacarias e também a maneira de fazer candidaturas ao ProDer (Programa de Desenvolvimento Rural) no sentido de obter os apoios, nomeadamente para o tratamento ambiental, já que a questão dos efluentes é, por exemplo, um assunto que nos preocupa”.

Macedo Vieira lamentou o facto de “o país ainda não ter tido, desgraçadamente, ao longo destes anos duas políticas, uma que é a construção de ETAR’s e despoluição de uma forma sustentada e organizada da costa portuguesa e a outra que é a despoluição dos solos organizando o sistema de tratamento de esgotos, nomeadamente aqui na nossa zona onde há muitas vacarias e é uma das maiores bacias leiteiras do país”. É urgente o tratamento dos efluentes de modo a que não haja poluição ambiental, alertou o responsável político.

agroleite 01

O responsável pela organização da Agroleite explicou que se trata de “uma feira vocacionada para o sector leiteiro e o nosso grande objectivo é divulgar o sector e proporcionar aos agricultores o contacto com as empresas que lhes podem fornecer determinados equipamentos e produtos à sua actividade”.

Em termos de participantes, José Oliveira considera que “mantém-se sensivelmente o mesmo número do ano passado, cerca de 100 expositores. Tenho que reconhecer que este ano foi uma tarefa bastante difícil para conseguirmos convencer muitos agricultores devido à crise que neste momento afecta todo o sector da actividade”. Como produtor de leite, o que o preocupa é fundamentalmente o licenciamento das explorações pecuárias, o não funcionamento do ProDer e a descida do preço do leite.

José Oliveira afirmou que “é necessário criar uma linha de desendividamento rapidamente de modo a diminuir as prestações e os encargos dos agricultores, as dívidas que foram contraindo. Caso contrário, esta zona que é uma das maiores zonas leiteiras do país vai ter um grande abandono”.

No entanto, o responsável pela feira considera que “apesar de todas as dificuldades, a Agroleite, já na sua sexta edição, está bem representada e dignifica a iniciativa que realizamos há vários anos”. Sobre o programa, referiu que há dois pontos fortes nesta feira: o seminário vai versar dois temas, o licenciamento das explorações agrícolas e a questão do ProDer e em que moldes o agricultor poderá apresentar a sua candidatura ao programa de maneira a poder obter apoios para os investimentos que pretendam fazer e o outro momento alto, o VI Concurso da Raça Holstein Frísia.

agroleite 02

A Agroleite conta com o apoio da Câmara Municipal e este ano apresenta algumas novidades no sentido de melhorar a eficiência do espaço da Feira e o bem-estar de todos os expositores e visitantes. Pela primeira vez, o ingresso na Agroleite será livre e haverá um parque de estacionamento interno exclusivo dos expositores. Haverá ainda, um recinto próprio e amplo destinado ao sector das Máquinas e Equipamentos Agrícolas, junto à entrada principal.

Diariamente terão lugar, às 21h00, espectáculos musicais no recinto da Feira, com destaque para o Festival de Folclore no dia inaugural que contará com a actuação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, Rancho Folclórico de S. Julião de Calendário, Rancho Folclórico e Recreativo Candoso S. Martinho e Rancho Folclórico Poveiro. No dia 17, a animação nocturna estará a cargo do Grupo Musical Santa Cruz e no sábado de Augusto Canário & Amigos, com concertinas e cantares ao desafio.

Para além da exposição de máquinas e serviços agrícolas, a Agroleite aposta também na promoção de produtos regionais, com a presença de quatro restaurantes onde não faltam as carnes de raças bovinas autóctones, e de expositores certificados que trazem lacticínios, charcutaria, mel, vinhos, azeite, doçaria, entre outros.

O horário de funcionamento da Feira é das 10h00 às 24h00, sendo que no último dia, 19, encerra às 21h00.

Para mais informações, consulte a página da LEICAR em www.leicar.pt

Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Agroleite abriu hoje, em São Pedro de Rates
« Maio 2012 »
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
apoioaomunicepe.gif

correntesdescritas.gif

SP11_Button-Master

Dia-d_Button-Master

Button_encontrospaz.gif

Button-Master_FIM2008_Premio2009

lateral spedro09

eaquinocio_button master

portlet IV meeting

nelosc2011_Button-Master

080307b.gif

prémios_cidade_lateral


marca.jpg

 

Todos os conteúdos ©2007 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Portal desenhado e desenvolvido pela NOTYPE ©2007