Arrancam as comemorações do Dia Mundial da Saúde, na Póvoa de Varzim
Póvoa de Varzim, 07.04.2008 - Comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde, efeméride que se assinala na Póvoa de Varzim com um conjunto de actividades promovidas pela Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim em conjunto com a autarquia, a Lipor, o Varazim Teatro e as Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós, e que se estendem até 7 de Abril de 2009.
Proteger a Saúde face às alterações climáticas é o tema das comemorações que tiveram, então, início hoje na Biblioteca Municipal. Os Livros e o Ambiente deram o mote para uma tarde bem animada para cerca de quarenta alunos da EB 1 da Quinta. Divididos em duas turmas, os alunos visionaram um filme sobre as Alterações Climáticas e participaram num atelier sobre reciclagem.
A Saúde do nosso Planeta era a personagem principal do filme. Com ele, os alunos aprenderam que basta uma simples acção, como o corte de árvores, para que uma série de acontecimentos em “dominó” tenha lugar e leve a várias consequências como o aumento do nível de dióxido de carbono, a subida do nível das águas do mar e até a extinção de várias espécies animais. Com a ajuda de uma técnica da Lipor, os alunos lá foram percebendo qual o risco do dióxido de carbono para a nossa atmosfera e a importância da Floresta para a preservação do nosso Planeta. Ficaram também a saber que, apesar da temperatura ter aumentado apenas meio grau centígrado em 100 anos, os efeitos são devastadores não apenas a nível do Planeta Terra (com as mudanças de clima) mas também a nível da saúde humana, agora mais propensa a doenças respiratórias.
Identificados os problemas, foram apresentadas as várias soluções que passam, essencialmente, pela poupança de energia, pela reciclagem e pela protecção da Floresta.
No atelier, e com a ajuda de outro técnico da Lipor, os alunos foram desafiados a resolver dois puzzles: num tinham que encaixar as peças de um Ecoponto, no outro as peças de um Ecocentro. Depois, e para ver se já tinham a lição bem estudada, os alunos tiveram que colocar cartões que ilustraram diversos tipos de resíduos no Ecoponto correcto.
Estas duas actividades repetem no dia 8 e no dia 10 de Abril para alunos da EB 1 dos Sininhos e para alunos da EB 1 Escola Nova, respectivamente.
As comemorações do Dia Mundial da Saúde incluíam ainda, para hoje, a inauguração da exposição “O Futuro do Nosso Clima”, cedida pela Agência Portuguesa do Ambiente. A exposição está patente até 13 de Abril no Diana Bar, podendo ser visitada todos os dias entre as 10h00 e as 18h30. A partir do dia 14, e até 18 de Abril, a exposição estará no Centro de Saúde da Póvoa de Varzim.
Para 2009 o programa comemorativo inclui a exibição da peça de teatro SEDE, em Março, pelo Varazim Teatro, com sessões especiais para o público escolar. A encerrar as comemorações, a 7 de Abril de 2009, a Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim, em conjunto com a Escola Secundária Eça de Queirós e a Escola Secundária Rocha Peixoto, lança um livro alusivo ao tema da Saúde relacionada com as questões ambientais e apresenta ainda um jogo interactivo multimédia.
O Póvoa Semanário / Rádio Mar associou-se também às comemorações, tendo vindo a emitir, através da rádio, várias entrevistas a personalidades ligadas ao tema da Saúde e do Ambiente.