Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Autoras e crianças divertiram-se com histórias no Diana Bar

Póvoa de Varzim, 19.02.2014 - A escritora Adélia Carvalho e a ilustradora Marta Madureira encontraram-se esta manhã de quarta-feira, dia 19, no Diana Bar, com as crianças de duas turmas do 6º ano do Colégio das Terras de Stª Maria (Stª Maria da Feira).

Notícias

Autoras e crianças divertiram-se com histórias no Diana Bar

Póvoa de Varzim, 19.02.2014

Póvoa de Varzim, 19.02.2014 - A escritora Adélia Carvalho e a ilustradora Marta Madureira encontraram-se esta manhã de quarta-feira, dia 19, no Diana Bar, com as crianças de duas turmas do 6º ano do Colégio das Terras de Stª Maria (Stª Maria da Feira).

 

A sala esteve repleta de curiosidade e gosto pela leitura, notória nas perguntas ávidas feitas pelos mais novos às convidadas e pelo acompanhamento que foram fazendo da leitura inicial por Adélia Carvalho da história “O rei vai à caça”. As crianças iam completando as frases e adivinhando as palavras que se seguiam…

Era uma vez um rei… a história começa assim e resulta num diálogo entre as autoras e os miúdos sobre “um rei convencido e cobarde”, os elefantes com muita memória e inteligência, “aquela inteligência que vem do coração e torna os seres mais bondosos, enfim, torna-nos melhores pessoas”. Neste caso, os elefantes eram melhores seres que o rei. Adélia Carvalho explicou que se inspirou no rei de Espanha para escrever esta história, pois o monarca participou de uma caçada e matou estes animais em vias de extinção.

À medida que a conversa ia avançando, mediante imensas perguntas das crianças, Adélia Carvalho explicou que o mundo à sua volta é a sua fonte de inspiração para escrever, mas apenas como ponto de partida, porque depois voa para a fantasia, à medida que vai criando a história. Os mais novos ficaram a saber que Adélia gosta de escrever no “barulho do comboio” e que Marta gosta de trabalhar num local amplo e com muita luz. As duas são muito amigas e dizem que talvez por isso o trabalho em conjunto resulte tão bem. Marta Madureira também conversou com os mais novos sobre as suas técnicas de ilustração, que são muito variadas e cuja função é auxiliar a compreensão da história. A sessão incluiu ainda um momento musical, com dois dos alunos a interpretarem à guitarra uma canção com uma letra especialmente dedicada ao Correntes d’Escritas e às vivências com os escritores.

Alunos, professoras e autoras saíram satisfeitas com mais um encontro de afetos e de muita interatividade no âmbito do Correntes d’Escritas. O Colégio das Terras de Stª Maria vem sempre às Correntes, dizia-nos no final uma das professoras responsáveis por esta visita: “adoramos”! E explicou que o estabelecimento de ensino procura trazer à Póvoa de Varzim turmas do 6º ou do 9º ano, pois são as que têm que realizar exames finais de Português, pelo que procura-se incentivar de forma mais ativa a leitura e aprendizagem da língua. Assim, estas crianças preparam antecipadamente os contos e obras dos autores com quem vêm conversar. E esta manhã quase todas trouxeram os livros da dupla de autoras para serem autografados por Adélia Carvalho e Marta Madureira.

Às 14h30, as autoras vão voltar ao encontro das crianças de Santa Maria da Feira, no Diana Bar, desta vez com os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos.

Veja AQUI as imagens do encontro no Diana Bar.