Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Campeão Nacional de Cálculo Mental tem sete anos e é poveiro
Acções do Documento

Campeão Nacional de Cálculo Mental tem sete anos e é poveiro

Póvoa de Varzim, 12.06.2009 - Pedro Balazeiro tem 7 anos e frequenta o 1º ano de escolaridade na EB1 Aldeia Nova. Uma criança normal mas que, no passado dia 8, se distinguiu por se ter sagrado, no seu escalão, Campeão Nacional SuperTmatik Cálculo Mental.

Campeão Nacional de Cálculo Mental tem sete anos e é poveiro

Pedro Balazeiro rodeado por Nuno Crato, à esquerda

A final nacional, que decorreu em Cascais, contou com a participação dos melhores classificados de cada ano de escolaridade (do 1º ao 9º ano) a nível nacional, num total de 36 concorrentes, escolhidos entre 90 mil estudantes inscritos.

Marcelo Azevedo, professor do pequeno Campeão Nacional, conta que Pedro Balazeiro cedo mostrou ser um aluno com capacidades de cálculo “acima da média”. Explicou que a preparação do aluno para o III Campeonato SuperTmatik passou por treinar o jogo na escola, juntamente com os colegas que, como ele, participaram nas eliminatórias da competição. O seu segredo, para além da rapidez de raciocínio, é a sua curiosidade, intuição e forte apetência para a matemática.

Este é um campeonato organizado pela Eudactica já com três anos. A convite da organização, as Escolas Básicas nº 1 Nova e de Refojos do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar participaram no concurso. Começou então a primeira fase, com o campeonato inter-turmas, que se desenvolve dentro de cada escola, para eleger o melhor de cada turma. Posto isto, foi a vez de eleger o melhor jogador de cada ano de escolaridade a nível do Agrupamento. Foi este lote final de quatro alunos, em que se encontrava Pedro Balzeiro, que disputou a final on-line, “contra” o computador, para que fossem eleitos, a nível nacional, os quatro melhor tempos para cada ano de escolaridade, tendo Pedro Balazeiro alcançado o 4º lugar do 1º ano. O Agrupamento registou ainda o 7º melhor tempo por um aluno do 4º ano e o 8º por um aluno do 3º ano. Assim se chegaram aos 36 jogadores finalistas, que se reuniram no Centro Cultural de Cascais a 8 de Junho para disputar as meias-finais e finais do Campeonato. E aqui começa a ascensão à vitória de Pedro Balazeiro, que na meia-final venceu o seu adversário por 3-0 e, na final, por 3-2, levando, para casa, o Troféu Estrela de Cristal, entregue pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato.   

O jogo SuperTmatik é um projecto relacionado com a educação matemática, destinado a alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, que alia a estimulação mental e o divertimento, estratégias fundamentais que podem contribuir para motivar os alunos e melhorar os resultados na disciplina de Matemática.

Para Pedro Balazeiro, este feito pode ser a antevisão de uma carreira brilhante ligada aos números mas, acima de tudo, uma bela forma de assinalar o fim do seu primeiro, mas promissor, ano de escolaridade.

Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Campeão Nacional de Cálculo Mental tem sete anos e é poveiro
« Maio 2012 »
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
apoioaomunicepe.gif

correntesdescritas.gif

SP11_Button-Master

Dia-d_Button-Master

Button_encontrospaz.gif

Button-Master_FIM2008_Premio2009

lateral spedro09

eaquinocio_button master

portlet IV meeting

nelosc2011_Button-Master

080307b.gif

prémios_cidade_lateral


marca.jpg

 

Todos os conteúdos ©2007 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Portal desenhado e desenvolvido pela NOTYPE ©2007