Capital Radical: a descoberta de novas aventuras no primeiro dia do evento
Póvoa de Varzim, 11.07.2008 - Arrancou hoje, na Póvoa de Varzim, o grande festival de desportos e actividades radicais, organizado pela Câmara Municipal, através da Casa da Juventude.
O Capital Radical marcará presença até domingo entre o Passeio Alegre, o Porto de Pesca e a praia, desafiando os mais destemidos a experimentar actividades em terra, na água e, por segundos, no ar.
A diversidade de insufláveis espalhados pelo Porto de Pesca já foi invadida pelos mais novos, sempre dispostos à aventura e fortes emoções que procuram também junto das paredes de escalada instaladas no Passeio Alegre. Aqui, encontram-se ainda os Espaços Beach e Fun, divididos em duas tendas, sendo que o primeiro encaminha os amantes dos desportos aquáticos para a praia onde poderão experimentar baptismos de surf, bodyboard e kite surf e o outro é dedicado ao automobilismo, onde Álvaro Parente vai marcar presença para um Show Car e sessão de autógrafos.
Duas das grandes novidades deste ano estão já a ser testadas pelo público: são elas o Bossa Ball, no qual alguns jovens dão uns toques na bola em cima de um insuflável instalado na praia, apto à prática de diversas modalidades desportivas e a Pista de Gelo, no Auditório da Lota, onde já deslizam alguns patinadores.
Para proporcionar momentos inesquecíveis nas alturas, estão montados no Porto de Pesca, o Air Bungee, que permite desfrutar da sensação de liberdade com saltos verdadeiramente alucinantes e o Bike Looping, no qual os participantes podem realizar vários loopings a mais de seis metros de altura com total segurança, experimentando a adrenalina de um atleta de bike profissional.
A partir de uma altura de 25 metros, terão lugar os espectaculares saltos para a água, Extreme Water Show, efectuados por profissionais para uma profundidade de 2 metros e 75, com exibições marcadas para amanhã, às 18h30 e às 21h30 e domingo, às 15h30 e às 16h30.
A Biblioteca Humana também marca presença no Capital Radical deste ano, no interior do Porto de Pesca, de sexta a domingo. Este é um projecto itinerante desenvolvido pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) que tem como propósito promover o diálogo entre jovens e a reflexão sobre a igualdade de oportunidades e interculturalidade no Espaço Europeu. Para atingir este objectivo, a FAJDP preparou um espaço físico itinerante que funciona como uma biblioteca, onde os visitantes vão encontrar, ao invés de livros “normais”, Livros Humanos, isto é, pessoas que representam grupos frequentemente vítimas de estereótipos, preconceitos, discriminação e exclusão social. Os participantes vão ainda receber material informativo, pedagógico e lúdico e poderão também assistir a actividades de educação não-formal.
Mais logo, pelas 22h00, irá subir ao Palco do Passeio Alegre, Slimmy, um músico português que canta em inglês, usando o rock como meio de expressão. Já teve uma canção a passar na famosa série CSI e o seu álbum, Beatsound Loverboy está a fazer furor em Portugal, tendo participado no festival Paredes de Coura, no Reino Unido e no Estados Unidos da América. O rock continua amanhã, com a actuação do grupo Semente, novamente às 22h00, no Palco do Passeio Alegre.
Amanhã, tem início uma das provas do Nacional Etnies Skate 2008 mais aguardada pela comunidade skater, a 2ª Etapa do Circuito Nacional Etnies Skate, uma organização do Radical Skate Clube em colaboração com a Câmara Municipal. O Nacional Etnies Skate vai realizar-se no Lota Skate Parque, um espaço 'oferecido' recentemente, pela Câmara à grande comunidade de skaters da cidade. O novo skate Parque apresenta excelentes condições para a recepção do Circuito e tem tido um sucesso enorme junto dos jovens, que há muitos anos anseiam pela existência de um espaço que permita a prática destas modalidades.
Porto Canal, no Capital Radical
Hoje, os vários espaços funcionam até às 24h00 e, nos dias 12 e 13, entre as 10h00 e as 24h00, sendo que para qualquer informação poderá dirigir-se, neste horário, ao stand de apoio da Casa da Juventude, no Passeio Alegre, que para além de prestar serviço de secretariado, é também posto de venda de material promocional do concelho.
A estação de televisão Porto Canal já visitou o Capital Radical e às 19h30 irá transmitir essa reportagem no programa Porto Alive.