Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Caricaturas de Bernardino Machado – exposição na Biblioteca até ao final deste mês
Acções do Documento

Caricaturas de Bernardino Machado – exposição na Biblioteca até ao final deste mês

A Biblioteca Municipal tem em exposição, até ao final deste mês, meia centena de caricaturas e desenhos humorísticos sobre Bernardino Machado, que foi Presidente da República por duas vezes, em 1915 e 1925. Organizada pelo Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, esta exposição remete-nos para uma época histórica em que a crítica e a sátira atingiram uma grande dimensão política e social.

Para além dos desenhos, que constituem o centro da mostra, os painéis em que estes se encontram inseridos possuem bastante informação sobre o contexto histórico e político português nos anos em que Bernardino Machado exerceu a sua actividade política. Livros e material fotográfico completam esta exposição que dá a conhecer melhor a vida social e política da primeira metade do século XX em Portugal, sendo ainda curioso observar a ousadia e o grau de liberdade que atingiram muitos dos desenhos, que nela figuram e que vão para além da simples caricatura.

Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Com 15 anos ingressou na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, tendo-se matriculado, no ano seguinte, na faculdade de Filosofia, onde viria a obter os graus de licenciado, doutor e professor catedrático. Em 1872, ao atingir a maioridade, optou pela nacionalidade portuguesa. Foi eleito deputado regenerador por Lamego, em 1882, e por Coimbra, quatro anos depois. Nomeado ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, em 1893, viria  aderir, em 1903, ao Partido Republicano. A seguir à implantação da República assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e, em Agosto de 1915, foi eleito Presidente da República. Destituído do cargo, na sequência da revolução Dezembrista, sob o comando de Sidónio Pais, viu-se obrigado a exilar. De regresso a Portugal, voltou a ser eleito Presidente da República, em 1925, tendo renunciado ao cargo um ano depois, a seguir ao golpe militar de 28 de Maio. Intimado a abandonar o país, Bernardino Machado partiu para um longo exílio de 13 anos, repartido por cidades de Espanha e França. Viria a morrer no Porto, a 29 de Abril de 1944, com 93 anos de idade.        

Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Caricaturas de Bernardino Machado – exposição na Biblioteca até ao final deste mês
« Maio 2012 »
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
apoioaomunicepe.gif

correntesdescritas.gif

SP11_Button-Master

Dia-d_Button-Master

Button_encontrospaz.gif

Button-Master_FIM2008_Premio2009

lateral spedro09

eaquinocio_button master

portlet IV meeting

nelosc2011_Button-Master

080307b.gif

prémios_cidade_lateral


marca.jpg

 

Todos os conteúdos ©2007 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Portal desenhado e desenvolvido pela NOTYPE ©2007