Conselho Municipal do Ambiente visita EcoMuseu
Póvoa de Varzim, 27.07.2007 - O Conselho Municipal do Ambiente (CMA) reuniu-se ontem pela última vez, antes do período de férias. Criado em Outubro de 2003, por deliberação da Câmara Municipal, a sua formação está relacionada com o Plano Estratégico de Ambiente (PEA) para a Área Metropolitana do Porto.
Sendo assim, este conselho participa nas diferentes fases de concepção e implementação do PEA, acompanha o seu desenvolvimento, avalia o seu desempenho, no quadro de um desenvolvimento municipal e regional sustentável, reflecte sobre o desenvolvimento sustentável do concelho, analisando, debatendo e emitindo pareceres relativamente às matérias municipais relevantes, estimula e promove a participação pública individual e colectiva, apoiando dessa forma a autarquia na definição das políticas municipais num espírito de cidadania activa e responsável, fomenta o associativismo, em particular dos jovens, facilita a colaboração, trabalho em equipa e partilha de informação entre os membros do Conselho e a Autarquia.
Na reunião de ontem, os membros do CMA visitaram o EcoMuseu de Rates, acompanhados por José Flores Gomes, arqueólogo municipal. A escolha do local prendeu-se com o facto deste ser um projecto importante do ponto de vista ambiental. A requalificação de espaços públicos ligados à actividade agrícola e à vida rural de outros tempos, a preservação dos seus símbolos e a dinamização destes locais é necessidade dos tempos modernos para fins, não só lúdicos, mas, essencialmente, pedagógicos e ecológicos.
O CMA volta a reunir-se no dia 27 de Setembro.