Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections
Destaque

Mapa Digital Interativo do concelho em breve

Póvoa de Varzim, 28.02.2013 - Foi assinado, esta manhã, no Salão Nobre nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração entre o Município da Póvoa de Varzim, o núcleo poveiro da Cruz Vermelha Portuguesa e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.

Notícias

Mapa Digital Interativo do concelho em breve

Póvoa de Varzim, 28.02.2013

Póvoa de Varzim, 28.02.2013 - Foi assinado, esta manhã, no Salão Nobre nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração entre o Município da Póvoa de Varzim, o núcleo poveiro da Cruz Vermelha Portuguesa e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.

O acordo tem por objetivo a implementação, no concelho da Póvoa de Varzim, da ferramenta tecnológica designada Mapa Digital Interativo (MDI) baseada nos Sistemas de Informação Geográfica. São mais de 70 as instituições poveiras que irão beneficiar da implementação deste software inovador através do qual se pretende evitar a duplicação de apoios sociais às famílias carenciadas do concelho.

Andrea Silva, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, explicou que o sistema pioneiro vai ser implementado e desenvolvido com a colaboração das instituições porque surge de uma necessidade que as mesmas demonstraram no âmbito da rede social. Neste sentido, o Município decidiu, abertamente, colaborar para colmatar esta necessidade e perceber até que ponto pode trabalhar sendo o suporte das instituições ao nível da rede social.

A Vereadora esclareceu ainda que o Mapa Digital Interativo representa uma mais-valia para a autarquia porque irá permitir, muito rapidamente, ter acesso objetivo a todos os dados que sejam necessários obtermos num determinado momento e irá possibilitar uma atualização do Diagnóstico Social do Concelho muito mais rápida.

Luísa Tavares Moreira, Presidente do Núcleo da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, realçou que o principal objetivo da implementação deste recurso é procurar saber como e a quem estamos a ajudar.

A Presidente do Núcleo explicou que foram identificados alguns casos de duplicidade de ajudas no concelho, o que agora será mais fácil controlar, porque esta ferramenta irá assegurar uma melhor gestão do acompanhamento às famílias por parte das diversas instituições do concelho. “O que forma sentido aqui é perceber de que maneira a Cruz Vermelha e a outra instituição que está no terreno podem ter um trabalho colaborativo e apoiarmos essa família de uma forma mais capaz e organizada”, esclareceu, realçando que, ao envolver-se neste projeto, a Cruz Vermelha não se quer substituir a nenhuma instituição, importa sim chegar o mais depressa e com a melhor qualidade possível às pessoas.

Luísa Tavares Moreira referiu ainda que, através desta parceria, procura-se racionalizar o mais possível os recursos que as instituições têm.   

José Luís Gonçalves, Diretor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, disse que a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti tem uma dimensão de inserção nos territórios muito forte quer por missão própria porque tem uma relação de proximidade com os concelhos mas também porque faz parte da lógica de trabalho no estado de intervenção comunitária que estão alojados na Escola.

O contributo da Escola consiste, exatamente, em aliar duas dimensões: tecnológica e social, ou seja, colocar ferramentas tecnológicas ao serviço da intervenção social. No caso concreto da Póvoa de Varzim, a ferramenta irá dar apoio às tomadas de decisão e também para diagnósticos, planeamentos e avaliação de projetos sociais.

José Luís Gonçalves explicou que se trata de um software de referenciação geográfica, no qual serão inseridos indicadores, recolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim, que permitem uma análise cuidada da localização das áreas onde as populações carenciadas do concelho se localizam, o que vai possibilitar às mais de 70 instituições poveiras envolvidas partilhar recursos, tomar decisões e agilizar ajudas atempadamente. Dentro de poucos meses, já será possível obter alguns resultados, revelou.