Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Os media em tempo de conflito
Acções do Documento

Os media em tempo de conflito

José Manuel Fernandes, reconhecido jornalista e director do jornal ”Público”, foi o convidado do dia 12 de Junho, a proferir mais uma palestra, no Salão Nobre, do Ciclo de Conferências organizadas pela EPAM, desta vez subordinada ao tema “Os media em tempo de conflito”.

Os media em tempo de conflito

Conferência, Salão Nobre

José Manuel Fernandes, reconhecido jornalista e director do jornal ”Público”, foi o convidado do dia 12 de Junho, a proferir mais uma palestra, no Salão Nobre, do Ciclo de Conferências organizadas pela EPAM, desta vez subordinada ao tema “Os media em tempo de conflito”.
Como actuam os jornalistas em situações de guerra? Numa retrospectiva histórica das principais guerras que assolaram o mundo desde o século XIX, José Manuel Fernandes apresentou-nos as diferentes coberturas mediáticas realizadas.
A Guerra da Criméia foi a primeira guerra a receber uma cobertura jornalística digna desse nome, assinalando um movimento de expansão e credibilidade do jornal “Times”. O jornalismo independente é exercido numa tradição de liberdade e crítica que se rompe em 1916. O retrato sangrento da Iª Guerra Mundial presente em jornais profundamente nacionalistas provocou um movimento anti-guerra que despoletou a intensidade da guerra. A censura é, então, reintroduzida e actua sobre as notícias, ‘só saíam as boas, não saíam as más’. Com a IIª Guerra Mundial, rádio e imprensa tornam-se instrumentos de propaganda em locais sem liberdade de expressão. As imagens típicas de uma guerra desde bombas, jovens estropiados a crianças aterrorizadas, enfim, cenários de morte da cidade de Saigão visíveis nos media, marcam um momento crucial para os órgãos de comunicação social com importância significativa no desenvolvimento de um conflito. ‘A Guerra do Vietname trava-se no terreno e nos media’, relata o director do Público.
Para se referir à actual cobertura jornalística de situações de conflito, José Manuel Fernandes relata casos sintomáticos de diferentes notícias que abordam uma mesma realidade com diversas versões. Esta situação resulta do envolvimento inevitável dos jornalistas dificultando a imparcialidade necessária.
A Internet afunilou as fontes de informação que, através deste meio, são acessíveis em qualquer canto do mundo. O conferencista convidado terminou aludindo uma nova realidade, a emergência do cidadão jornalista, qualquer um de nós desde que tenha ao seu dispor uma das novas tecnologias que virtualmente nos coloca em qualquer sítio, diminuindo a fiabilidade do jornalismo.

Você está aqui: Entrada Groups staff workspace Conteúdo Notícias Os media em tempo de conflito
« Maio 2012 »
Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31
apoioaomunicepe.gif

correntesdescritas.gif

SP11_Button-Master

Dia-d_Button-Master

Button_encontrospaz.gif

Button-Master_FIM2008_Premio2009

lateral spedro09

eaquinocio_button master

portlet IV meeting

nelosc2011_Button-Master

080307b.gif

prémios_cidade_lateral


marca.jpg

 

Todos os conteúdos ©2007 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim / Portal desenhado e desenvolvido pela NOTYPE ©2007