WindFloat – projecto pioneiro a nível mundial, na Póvoa de Varzim. Sessão pública, sexta-feira, na Câmara Municipal.
Póvoa de Varzim, 06.09.2011 - Muito em breve será testado em Portugal, o primeiro protótipo de uma turbina eólica assente numa plataforma flutuante offshore. Trata-se do projecto WindFloat, um projecto pioneiro a nível mundial cuja instalação será realizada ao largo da Póvoa de Varzim (em 50-60 m de profundidade) e ligado à rede eléctrica em terra, em Aguçadoura.
O WindFloat é uma estrutura flutuante patenteada, para suporte de turbinas eólicas offshore. O projecto em desenvolvimento em Portugal consiste na implantação e teste de um protótipo WindFloat, equipado com turbina eólica offshore de 2,0 MW, com o objectivo de validar o desempenho deste tipo de tecnologia.
Windfloat é uma tecnologia inovadora na energia eólica e conta com o envolvimento de parceiros locais e internacionais. São proponentes deste projecto a EDP Inovação S.A. que lidera o projecto, a empresa americana que desenvolveu o conceito, Principle Power Inc., a empresa metalomecânica responsável pelo fabrico, A. Silva Matos S.A., o fundo de capital de risco do Estado Português InovCapital S.A. e o fabricante Dinamarquês de turbinas, Vestas. O financiamento do projecto foi assegurado através de contribuições dos parceiros do projecto e com um subsídio a fundo perdido do Fundo de Apoio à Inovação (FAI).
Este projecto representa um passo significativo na possível utilização do vasto potencial eólico offshore de Portugal para cumprir as metas traçadas no sector das energias renováveis.
No dia 9 de Setembro, sexta-feira, terá lugar uma sessão pública de esclarecimento sobre o projecto WindFloat, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entre as 9h30 e as 12h00.
Programa
9h30
Sessão de abertura e boas vindas
Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
9h45 Uma visão global sobre a Energia Eólica Offshore
Dr.ª Ana Brito e Melo (Centro de Energia das Ondas)
10h00 O Projecto WindFloat
Eng.º João Gonçalo Maciel (EDP Inovação)
10h15 Experiência em projectos offshore em Portugal
Sr. Carlos Martins (Multisub)
10h30 Uma perspectiva ambiental da Energia Eólica Offshore
Dr.ª Teresa Simas (Centro de Energia das Ondas)
10h45 Pausa para café
11h00 Debate
11h45 Encerramento
Os interessados em participar devem confirmar previamente a sua presença para os seguintes contactos: Janete Gonçalves (mail@wavec.org); tel: 218 482 655.