Eleições Europeias 2009: consulte os resultados no portal municipal
Póvoa de Varzim, 08.06.2009 - Estão disponíveis para consulta, no portal municipal, os resultados das Eleições Europeias realizadas ontem.
Poderá aceder aos resultados obtidos em cada uma das freguesias da Póvoa de Varzim, bem como à informação geral do concelho, que apresentou 40,36% dos votos a favor do Partido Social Democrata, seguido do Partido Socialista, com 21,82% e do Partido Popular com 13,04%.
O Parlamento Europeu representa, a nível comunitário, os cidadãos dos Estados-Membros da UE. É a única instituição europeia a ser eleita por sufrágio directo – desde Junho de 1979 – e o único parlamento transnacional no mundo a ser eleito por sufrágio universal. Entre 1958 e 1979, os eurodeputados eram nomeados pelos parlamentos nacionais dos Estados-Membros, razão pela qual detinham um duplo mandato. As eleições europeias realizam-se de cinco em cinco anos.
Este ano, celebra-se o 30° aniversário das eleições para o Parlamento Europeu por sufrágio universal.Os resultados globais do nosso país estão disponíveis para consulta em http://www.europeias2009.mj.pt/