Depois da assinatura do contrato com o Governo, o PEDU, que vai trazer para a Póvoa 10,5 milhões de euros de fundos comunitários, está agora, formalmente aprovado. Ainda assim, o processo de distribuição de verbas do PEDU está longe de estar terminado. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou estar “muito preocupado” com a “guerra” criada na Área Metropolitana do Porto, que já levou à exoneração do presidente da CCDR-N, Emídio Gomes. Aires Pereira diz que a interferência do Estado na distribuição de fundos comunitários por “alguns municípios” pode custar a suspensão de todo o quadro comunitário para a região. O autarca explicou que foram distribuídos 213 milhões de euros, 10,5 milhões dos quais couberam à Póvoa. Numa segunda fase, frisou, o Governo decidiu distribuir mais 20,4 milhões, mas só para alguns.