Este evento, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, é pensado para a comunidade estudantil e tem como objetivo apresentar o mais variado leque de possibilidades aos estudantes do concelho, no que respeita a opções profissionais, de ensino e formação.

Nesta organização, o município conta com a colaboração de diversas empresas ligadas à formação e estabelecimentos de ensino, entre outras instituições, que, em ação concertada, ajudam a que se promovam as melhores orientações possíveis para os jovens.

O Fórum de Formação e Opções Profissionais incluirá iniciativas diversificadas, tais como um Seminário sobre Economia Social em Expansão, no dia 29 de abril, e ainda diversas Mesas Redondas, com a participação de profissionais de diferentes áreas, e sessões de esclarecimento para pais, encarregados de educação e jovens adultos interessados. Não podia faltar neste evento a Mostra Informativa, de 10 a 13 de maio, cujo tema é Formação e Opções Profissionais ao longo da vida. A sessão de abertura realizar-se-á no dia 10 de maio, às 14h30, no Pavilhão Municipal.

A organização inclui ainda o IX Concurso de Piano e o 3º Concurso de Fotografia.

As escolas e entidades interessadas em visitar com os seus alunos a Mostra Informativa, bem como todos os interessados em informações ou esclarecimentos sobre qualquer atividade do Fórum de Formação e Opções Profissionais devem entrar em contacto com a organização através do endereço forumsop@cm-pvarzim.pt.