O Júri, constituído por Isabel Pires de Lima, Carlos Quiroga, Patrícia Reis, Pedro Teixeira Neves e Sara Figueiredo Costa selecionou 15 livros finalistas de uma lista de mais de 180:

A Instalação do Medo, Rui Zink, Teodolito

A Luz é Mais Antiga que o Amor, de Ricardo Menéndez Salmón, Assírio & Alvim

A Maldição de Ondina, António Cabrita, Abysmo

A Sul. O Sombreiro, de Pepetela, Dom Quixote

A Vida no Céu, José Eduardo Agualusa, Quetzal

Caligrafia dos Sonhos, Juan Marsé, Dom Quixote

Dentro de Ti Ver o Mar, Inês Pedrosa, Dom Quixote

Diário da Queda, Michel Laub, Tinta da China

Metade Maior, Julieta Monginho, Editorial Estampa

O Filho de Mil Homens, Valter Hugo Mãe, Alfaguara

O Retorno, Dulce Maria Cardoso, Tinta da China

Pai, Levanta-te, Vem Fazer-me um Fato de Canela, Manuel da Silva Ramos, A.23 Edições
Quando o Diabo Reza, Mário de Carvalho, Tinta da China

Um Piano Para Cavalos Altos, Sandro William Junqueira, Caminho

Uma Mentira Mil Vezes Repetida, Manuel Jorge Marmelo, Quetzal

A reunião final do júri, para decidir o vencedor, realiza-se no dia 19 de fevereiro, às 21h30, no Hotel Axis Vermar, onde, este ano, estará centralizada a atividade da 15ª edição do Festival: as mesas, os lançamentos de livros, sessões de leituras, feira do livro, entre outros.

O anúncio oficial do vencedor deste e dos outros Prémios será no dia 20, na Cerimónia de Abertura do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, no Casino da Póvoa. O Prémio, no valor de 20 mil euros, será entregue na Sessão de Encerramento, no dia 22, sábado.

Mas, o certame inclui, ainda, outros prémios literários. A17 de janeiro, professores e alunos do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico ainda poderão concorrer ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas| Porto Editora, que distinguirá um conto inédito, em língua portuguesa, escrito e ilustrado por alunos do 4.º ano, num trabalho coletivo supervisionado pelo respetivo professor. Conheça os requisitos para a candidatura e a forma de enviar o conto no Regulamento disponível no portal municipal.

Para além deste, o Encontro irá atribuir o Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus ao melhor Conto escrito por jovens e o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha ao melhor romance, contos ou poesia sobre a Póvoa de Varzim. Ambos no valor de 1000 euros.

Acompanhe todas as novidades do 15º Correntes d’Escritas, no portal municipal.