O autarca esclareceu que “este é um trabalho pela educação, muito direcionado para as crianças que, desta forma, no futuro, vão dar continuidade a esta caminhada. O mais fácil seria não se fazer nada, mas o importante é ganhar mais uma etapa a cada ano que passa. Este é um encontro de afetos, de símbolos. Abraçar ou dar as mãos a quem não conhecemos são momento de grande emoção. Dou muito valor ao caráter afetivo desta iniciativa. A Câmara Municipal tem reforçado este apoio porque a paz vale a pena, desde que não seja algo de oco, vazio de conteúdo. O Encontro pela Paz reúne uma vasta comunidade e o seu conteúdo são as pessoas que estão envolvidas”.

Mário Ferraz anunciou o programa deste ano que arranca com a exposição “Educação pela Paz”, que será inaugurada a 10 de dezembro, às 10h00, no Diana Bar, com a participação do Ensemble de Sopros da EMPV, António Costa e Paulo Veiga e d’“A Dupla Maravilha”.

Também nesta edição todos somos convidados a colocar na janela ou na varanda um pano branco, símbolo da Paz, entre 10 de dezembro e 1 de janeiro de 2015. A Árvore da Paz volta este ano ao Diana Bar, entre 14 de dezembro e 10 de janeiro de 2015. Já a Chama da Paz vai percorrer as freguesias da Póvoa a 13 dezembro, terminando o seu percurso no Pavilhão Municipal.

A 14 de Dezembro, às 15h00, no Pavilhão Municipal realiza-se a Cerimónia “Encontro pela Paz”, que mais uma vez vai proporcionar um espetáculo pelo Ballet Tradicional Kilandukilu, atuação de Rui Silva (Canto) e de Joana Faria (Piano), da Escola Municipal da Póvoa de Varzim, a que se junta a largada de pombos, a Marcha Pela Paz e a deposição de flores brancas na Taça da Paz.

Para o último dia do ano a organização convida todos a fazerem um Minuto de Silêncio pela Paz, momentos antes da meia-noite, como que a preparar a chegada do Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro, às 16h00, assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz.

Entrando em 2015, a 10 de janeiro, às 21h30 no Diana Bar, o Encontro pela Paz convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição e com a atuação de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha”, do Coro Infantil de Amorim e Laúndos e do Coro dos Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos.

Veja a fotogaleria.