Trata-se de um projeto que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais. A iniciativa passa pela criação de espaços verdes dinâmicos e úteis, promovendo a biodiversidade e boas práticas agrícolas, através da compostagem caseira e agricultura biológica, mas também pela promoção do contacto com a natureza, qualidade de vida, subsistência e responsabilidade social.

Na prática, este projeto disponibiliza talhões com cerca de 50m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em agricultura de modo biológico, ministrada pela Lipor.

Os interessados devem consultar o Regulamento disponível no portal municipal.

Pode candidatar-se a utilizador qualquer cidadão, maior de 18 anos de idade (à data da inscrição) que pretenda ter uma horta biológica e que resida no Município da Póvoa de Varzim.

As inscrições podem ser efetuadas nos locais de atendimento ao público do Município, sendo que, no portal municipal, também está disponível o Formulário de Candidatura. Pode ainda candidatar-se na página da Lipor.