O vestuário exibido é proveniente dos Roupões espalhados pela cidade. O Roupão é um equipamento onde o munícipe pode depositar roupa e calçado usados, sendo que a recolha é da responsabilidade da Wippytex, Lda, empresa que estabeleceu uma parceria com o município. Em Junho deste ano foram instalados os cinco primeiros Roupões e o sucesso foi imediato. Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, que participou esta tarde nesta acção de sensibilização, explicou que “as toneladas de vestuário recolhidas têm aumentado exponencialmente”, sendo que, no total, foram já recolhidas 15 toneladas. Em média, são recolhidos, semanalmente, cerca de 730 quilos de roupa e calçado. “Tivemos já vários pedidos para aumentar o número de zonas servidas pelos Roupões, principalmente junto a escolas”, avançou o Vereador, que explicou, ainda, as vantagens do Roupão. “A roupa passa a ser separada dos resíduos domésticos e, ao invés de ser incinerada ou enviada para aterros, passa por um processo de triagem e ou é enviada para mercados de 2ª mão, ou reutilizada, aproveitando-se as fibras para a criação de novos materiais”.

“Poupar. Viver Melhor!” – minimizar o desperdício, incentivar ao consumo consciente

Correspondendo a esta excelente adesão dos poveiros a este novo equipamento, já a partir de amanhã a cidade vai ter ao seu dispor dois novos Roupões: um na Rua Agonia Frasco e outro no Largo Raul Brandão. Aires Pereira aproveitou ainda a oportunidade para anunciar, para breve, a colocação de um “depositrão” para a recolha de equipamentos electrónicos e eléctricos, como varinhas mágicas, máquinas fotográficas, entre outros. Este ficará instalado no parque do antigo quartel e resulta de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a ERP Portugal. Assim, os poveiros passarão a contar com um leque ainda mais alargado no que respeita à sua contribuição para a reutilização e reciclagem de resíduos.

Sobre a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, que a autarquia organiza até ao próximo dia 29 no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Vereador não deixou de sublinhar o carácter simbólico subjacente a todas as actividades programadas, de forma a consciencializar as pessoas para a importância de reduzir a produção de resíduos. “O objectivo é sempre melhorar as condições ambientais”, frisou, congratulando-se com a adesão dos muitos parceiros sociais que se associaram ao programa da campanha. “Com esta iniciativa quisemos também colocar o maior número de interlocutores no terreno”, explicou, referindo-se a entidades como o MAPADI, a EB 2/3 Cego do Maio, o Centro Social de Bem-Estar e a Associação de Amizade de S. Pedro de rates, a Junta de Freguesia de Terroso, a empresa Lusocarpet, Lda. e ainda o Centro de Saúde da Póvoa de Varzim que, em conjunto com a autarquia, dão forma a um programa onde o Ambiente está em primeiro lugar.

Para saber mais sobre o Roupão visite o portal municipal, local onde pode também encontrar toda a informação sobre a campanha “Poupar. Viver melhor!”.