O “Frango Guisado”, iguaria criada a partir da memória coletiva da Vila, será o prato apresentado e confecionado ao modo do Chef Marco Gomes.

Na terra fértil de S. Pedro de Rates, a galinha é, desde há largas décadas, a ave que abunda nos quintais. Desde a casa de parcos recursos até às famílias abastadas da freguesia, a galinha representa a base da alimentação familiar que, cozinhada de diferentes formas, resulta em vários pratos, normalmente económicos mas muito saborosos, como é o caso do frango guisado.

O Frango Guisado resulta da combinação de alguns ingredientes básicos, como a cebola, o tomate, o azeite e o vinho que, cozinhados e acompanhados com outros alimentos, como a batata, o arroz e os legumes, fazem as delícias de qualquer mesa.

Demonstrando porque é, justamente, considerada uma Terra feita de tradição, de história e de uma enorme riqueza humana, Rates apresenta um prato de frango criado em casa, que realça os sabores típicos da região, aliando tradição e contemporaneidade numa receita com um sabor único.

A apresentação, seguida de almoço, está marcada para as 13h00, no Salão Paroquial de São Pedro de Rates. Antes disso, às 12h00, irá realizar-se uma visita à exposição de trajes gastronómicos “Emoções gastronómicas em Rates”, patente no Núcleo Museológico de Rates.