No dia 1, arrancou a 10ª edição deste projeto que chega a mais de 700 idosos de todo o concelho e que se prolonga até ao final de julho, registando sempre um grande entusiasmo dos participantes. O Projeto “Vida Ativa com Desporto” é desenvolvido pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal em parceria com a Varzim Lazer, proporcionando aos reformados e pensionistas ou pessoas socialmente inativas com mais de 60 anos a possibilidade de se exercitarem através da frequência de uma aula de Ginástica e outra de Hidro Sénior, por semana (como pode ver na fotogaleria), mais uma sessão de cardiofitness, por mês.

A iniciativa começou em 2005 com cerca de três dezenas de pessoas, mas, passados 10 anos, já são mais de sete centenas os idosos que usufruem, todas as semanas, de aulas nas Piscinas e no Pavilhão Municipal. São oito as associações que aceitaram o desafio e que apostam no Desporto, tal como a autarquia, para uma vida saudável e plena. 

A Beneficente, a Associação de Reformados Poveiros, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Paroquial de Beiriz, a Argevadi e a Laundos AKRIBEIA encaminham os seus utentes para as aulas na Varzim Lazer. Mas, não só os utentes das instituições podem beneficiar deste projeto. Qualquer pessoa, desde que reformada e com mais de 60 anos pode inscrever-se gratuitamente, ao longo do ano, no Estádio Municipal. Devem ter o cuidado de consultar o seu médico e informar, no ato da inscrição, qualquer limitação ou indicação específica a dar conhecimento ao professor.

O Presidente da Câmara, Aires Pereira, destaca que este é “mais que um projeto de Desporto, é um projeto de Inclusão Social, onde damos às pessoas a oportunidade de se encontrarem, de fazerem alguma movimentação física, de utilizarem as nossas melhores instalações, desde as Piscinas Municipais, Estádio e Pavilhão, criando uma espécie de rede social e de proteção entre as pessoas. É que, hoje, os idosos estão muito sozinhos, principalmente aqueles cujos filhos emigraram. Assim, criou-se uma rede de amizade em que as pessoas perguntam umas pelas outras e detetam logo se há alguém que falta e que se isola, ou que está com problemas. É preciso não esquecer que um dos principais problemas, hoje, é a solidão. E este acaba por ser um espaço de inclusão, que já vai com mais de 700 pessoas. Vamos continuar a dar-lhe dimensão com os nossos técnicos de Desporto”.

“Embora o projeto esteja catalogado como Desporto e não como Social, sem sombra de dúvida que é um grande investimento Social e eficaz”, frisou ainda Aires Pereira.

“Vida Ativa com Desporto” foi crescendo a nível de adesões, graças ao entusiasmo de muitos que participam nas aulas desde o seu início, promovendo a iniciativa junto de familiares e amigos. Todos os anos, há registo de novas inscrições.

As aulas são repletas de boa disposição e empenho nos exercícios, que, no ambiente de água, são os favoritos dos idosos. Os participantes são grandes entusiastas quando se lhes pede para falar das aulas e suas vantagens.

América Braga, de 60 anos, apressa-se a responder que se sente “muito bem” com estes exercícios: “não podia existir coisa melhor, porque isto é maravilhoso! Já estava desejosa que começassem as aulas, porque é mesmo muito bom estar aqui”.

Já Ana Moreira, de 72 anos, refere que foi aconselhada pelo médico a frequentar as aulas: “também já gostava de fazer ginástica, mas venho por motivos de saúde”. No que respeita ao convívio, Ana Moreira afirma-se satisfeita por poder partilhar estes momentos com o grupo, uma vez que fez amizades nesta iniciativa: “gosto muito destes momentos e damo-nos todos muito bem”.

O bem-estar a nível da Saúde é um dos resultados de sucesso do projeto, sublinha o Presidente do município, que recorda, “ainda recentemente um especialista em doenças geriátricas afirmava que o Sistema Nacional de Saúde se deparava com mais despesas na população idosa, porque os nossos seniores tiveram um estilo de vida pouco saudável durante a sua juventude e vida útil, essencialmente devido a muito sedentarismo”. Em face deste contexto, adianta Aires Pereira, “este é o nosso contributo para que se possa melhorar o estado de saúde dos mais velhos. Sem dúvida, que temos uma juventude sénior muito mais saudável desde que este Projeto entrou em funcionamento”.

De acordo com Estêvão Liberal, coordenador do Projeto “Vida Ativa com Desporto”, as atividades de grupo desenvolvidas apresentam exercícios de base: de postura, agilidade e destreza, de força e ainda jogos lúdicos e dança. Com estas práticas, os utentes adquirem benefícios, essencialmente, ao nível da Saúde, do bem-estar físico e psíquico, adquirindo hábitos de vida saudável.

Por outro lado, “o envolvimento e convívio de grupo proporcionam um melhor processo socialização e melhor capacidade de adaptação a uma nova fase da vida. Ao nível físico, melhora a capacidade cardiovascular, eleva o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas, possibilitando que encarem o dia-a-dia e as tarefas diárias de forma natural”, salienta Estêvão Liberal.

Até julho de 2015, os idosos vão ter a oportunidade de conviver também em atividades lúdicas. A equipa que dinamiza o Projeto, constituída por 15 pessoas, entre técnicos, professores e fisioterapeutas, promove também os eventos: Festa de Natal, Carnaval, Caminhadas, Semana Avós e Netos e Festa final com piquenique.