O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na sessão.

As residências artísticas No Entulho são um projeto realizado pela ArtWorks que visa a pesquisa, a produção artística e partilha do respetivo trabalho desenvolvido nas suas instalações. Inserida num ambiente rural-industrial, longe dos centros artísticos e associado a diferentes sectores fabris, este programa de residências irá proporcionar aos artistas condições únicas de atelier.

Os artistas residentes serão chamados intervir, criar ou modificar materiais que estão inutilizáveis nesse espaço – o chamado entulho. Estarão disponíveis ferro, aço, vidro ou alumínio, matérias-primas às quais se juntam espaços e meios vocacionados para a produção, seja em pequena, média ou grande escala.

Parte-se assim de uma política de reutilização para então transformar matéria destinada à sua acumulação sem finalidade em matéria de valor.

O programa contempla que sejam produzidas obras originais, que resultem da experiência no espaço de residência, ou obras que partam de um projeto artístico já em curso.

Nas áreas artísticas contempladas privilegiam-se a instalação e a escultura, havendo abertura para propostas específicas em outras áreas.

Pretende-se com este programa de residências abrir novas possibilidades a jovens artistas para que, enquadrados num meio industrial e acompanhados por uma equipa especializada em produções de obras de arte, possam elaborar projetos de diferentes escalas, com os meios necessários e indispensáveis para a sua realização.

A acompanhar e apoiar estas residências estarão serralheiros, eletricistas, pessoal técnico especializado em vidro e caixilharias, arquitetos, engenheiros, fotógrafos e curadores que irão apoiar os vários artistas desde a fase de conceção, passando pela fase de execução/produção e terminando na fase de exposição e publicação do material criado a partir da residência.