Desde S. Francisco da Serra, a aprender o dedilhar da sua Guitarra, até aos grandes palcos do mundo, a mostrar toda a sua arte revelada nas doze cordas da companheira de sempre, Mestre António Chainho é hoje uma referência incontornável no panorama musical Português. Com o seu jeito simples de ser dedicou-se à Guitarra Portuguesa, deu-lhe protagonismo, transformou-a em voz de uma cultura que abraça outras culturas.

Hoje, a Guitarra, sendo Portuguesa, é também um instrumento que ultrapassou fronteiras. “Durante muitos anos a Guitarra Portuguesa esteve subjugada ao fado. Foi necessário libertá-la e creio que consegui”. Nesta frase se pode resumir uma carreira.

Cumpre-se o cinquentenário de carreira neste ano de 2015, o ano da celebração de uma carreira única. E, porque como todas as celebrações são partilha e todas as partilhas bem-vindas, é lançado um novo álbum – CUMPLICIDADES – com composições inéditas e com muitas vozes, que, cúmplices se juntarão à voz da Guitarra Portuguesa, que é a voz do Mestre António Chainho.

Em palco, na Póvoa de Varzim, a acompanhar o Mestre ao vivo, estiveram os “cúmplices de estrada”: Ciro Bertini, Direção Musical, Baixo e Acordeão | Tiago Oliveira, Viola | Diogo Carvalho, Percussões | e as vozes inconfundíveis dos convidados Ana Bacalhau, Filipa Pais e Paulo de Carvalho.

Veja a fotogaleria.