De 1 a 10 de dezembro, decorre a oficina livre “A nossa árvore ao teu estilo”. Todos estão convidados a deixar a sua marca na árvore colocada na Sala Polivalente.

Neste mesmo período de tempo, decorre a oficina “Bora lá, a construir o Presépio”. Todos vão colocar “as mãos na massa”, literalmente, para de desperdícios construir um novo presépio, espelhando a criatividade dos jovens.

De 1 a 16 deste mês, são documentadas todas estas ações no “Making-of Natal na CJ”. São feitas filmagens e fotografias, do antes, durante e depois do Natal na CJ. No final, será publicado um vídeo, onde os jovens frequentadores são os personagens principais.

No dia 11, celebra-se a chegada do Natal, com a iniciativa “O Natal chegou à Casa”, que se estende até dia 22. E existem várias ações: Exposição “O Natal pelo Mundo”com um olhar sobre as tradições, usos e curiosidades, associadas à celebração do Natal nos 5 continentes; Mural “20 Dicas para celebrares o Natal que aí vem”, em que são apresentadas 20 ideias originais, fáceis e em conta, para este ser um Natal mais original; às 15h00, há um filme para ver, no âmbito do Ciclo de Cinema; a música de Natal chega à CJ para ambientar o espaço. 

Ainda no dia 11, com a chegada do final do dia, luzes apagadas e num ambiente inspirador, os jovens presentes serão convidados a participar no acender das luzes da árvore de natal e do presépio. A partir desta data, a Casa está pronta para o Natal que aí vem!

De 17 a 30 de dezembro decorrem as “Férias na Casa”, com muita animação, visitas, oficinas, jogos e momentos de lazer. A meio da semana, não poderia faltar a “Festa de Natal”, reunindo os jovens das Colónias de Férias do município e da Casa da Juventude, num momento de convívio.

De 23 de dezembro a 6 de janeiro, está patente a Exposição “Aguarelas de Natal”. Pinturas em aguarela e postais de natal da oficina dinamizada nas “Férias na Casa” estarão expostos, contando ainda com os participantes da Colónia de Férias do município.