Trata-se duma das primeiras obras de Mozart, que a compôs aos doze anos de idade, baseada na peça de Jean Jaques Rousseau: Le Devin Du Village. Bem recebida pelo público, esta pequena peça de grande simplicidade impulsionou o jovem Mozart para os seus trabalhos posteriores.

“Bastien und Bastienne” é a história de dois jovens apaixonados. Bastien foi seduzido por uma fidalga e afastou-se, progressivamente, da namorada, a jovem camponesa Bastienne, que vai lamentar-se da sua situação de abandonada ao Feiticeiro Colas. Este último, por sua vez, procura utilizar a sua influência mágica com outros fins, o que não consegue obter, pois a jovem mantém-se fiel ao seu infiel namorado. Vendo que nada alcança, o Feiticeiro decide usar os seus poderes em benefício da simpática e não menos atrativa jovem. Porém a tarefa não se apresenta fácil, pois Bastien está deveras embeiçado pela fidalga. Será que a força do Feiticeiro será suficiente para reconciliar os dois jovens?

Rui Silva, que adaptou e traduziu a obra, vai dirigir e encenar o espetáculo. Organizado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, este conta com a interpretação de Diogo Neves, Marta Marques, João Sá, Nuno Sá, Rodrigo Madureira, Vasco Santos, Tomás Marques, Maria Lopes, Marta Amaral e Susana Marques. Os instrumentos estão a cargo de Tiago Carriço, Manuel Maio, Vânia Oliveira, Ana Luísa Marques, Pedro Leal, Marco Maia e Yenis Pupo Avila.

“Bastien und Bastienne” sobe duas vezes a cena na sexta-feira, 28 de outubro. As sessões, às 11h00 e às 16h00, são destinadas ao público escolar e as entradas têm o custo de €3,00. No sábado, 29, às 21h45, a Ópera abre para o público em geral. O custo dos ingressos é de €5,00. Os bilhetes devem ser adquiridos na Escola de Música.

Este espetáculo de Ópera conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.