Trata-se de uma abordagem centrada na Póvoa de Varzim e expressa em painéis, documentos e testemunhos, que retratam sobretudo aspetos da vida local ocorridos entre 1914 e 1918.

Será feita uma evocação dos poveiros que participaram na 1ª Grande Guerra, através do testemunho dos seus familiares.

Esta exposição, que contou com a colaboração da Escola Prática dos Serviços e da Liga dos Combatentes – Núcleo da Póvoa de Varzim, estará patente até 31 de dezembro, na Biblioteca Municipal.

Esta exposição irá percorrer as escolas do concelho da Póvoa de Varzim.

Na sessão de abertura da exposição, será apresentado o Jogo TRENCH, de autoria de Rui Alípio Monteiro. Às 15h30, haverá uma sessão de apresentação deste jogo dirigida a alunos do 9º ano de escolas do concelho.

Sinopse do TRENCH

Desenhado com base nos clássicos jogos de estratégia, como o xadrez e as damas, TRENCH inspira-se na I Guerra Mundial para trazer o mais recente desafio a dois jogadores. Dois exércitos inimigos, camuflados no terreno, um preto e branco, defrontam-se num tabuleiro em losango 8×8, pleno de ilusão ótica, separado por uma trincheira. É esta barreira o cerne da disputa entre os adversários: a sua ocupação influencia em muito o desfecho da batalha.

Do soldado ao general, cada um com as suas manobras, todos terão de cooperar para ocupar a trincheira, invadir o território inimigo e aniquilar os adversários. O exército que melhor sobreviver ao fim de duas batalhas ganha o jogo!

TRENCH (tradução inglesa de “trincheira”) é um jogo criado por Rui Alípio Monteiro em 2008, com o intuito inicial de desafiar a hegemonia do xadrez, no panteão dos jogos de tabuleiro.