A publicação destaca, em cada mês, um município e um projeto que constitui um bom exemplo de ação pela sustentabilidade. Este mês em destaque o trabalho desenvolvido pela Póvoa de Varzim, no que respeita os Caminhos de Santiago. Consulte o Boletim.

Um Município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento sustentável.

O ECOXXI visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Em cada mês têm vindo a ser publicados exemplos que se pretendem inspiradores por se constituírem estratégias de sucesso na implementação da sustentabilidades.