O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou este espaço da responsabilidade da Turismo Porto e Norte de Portugal, ER, neste ato representada por Isabel Castro, a quem coube a apresentação da Loja.

Isabel Castro anunciou que “somos a única região no mundo que estamos ligados em rede”, esclarecendo que “a Loja vai permitir aos turistas terem informação 24 horas por dia e com os equipamentos instalados, a Póvoa passou a estar ligada ao mundo. A Loja promove e vende porque os empresários poveiros poderão vender os seus produtos numa rede de 73 lojas com uma loja online. Tudo o que seja serviços pode ser comprado pelo mundo. Tudo o que seja produtos pode ser comprado pelos habitantes dos 25 países do espaço Schengen com entrega na morada do cliente. O Presidente conseguiu dar aqui um canal de distribuição aos empresários da Póvoa”.

O edil transmitiu que “a Póvoa, os poveiros e as nossas empresas passam a ter aqui um instrumento de divulgação gratuito daquilo que são as suas atividades e produtos, ou seja, a Póvoa passou a existir nos 70 destinos da Europa onde o Porto e Norte de Portugal tem lojas. Também passou a existir em todas as Lojas Interativas do país – 73 – onde qualquer pessoa pode consultar a agenda cultural, o hotel onde quer ficar, o percurso que quer fazer, a loja que quer visitar. É um passo enorme que damos no sentido da modernidade e de levar a Póvoa a todos os cantos do mundo”.

Aires Pereira fez questão de referir alguns números que revelam a importância do setor do Turismo e aquilo que este hoje representa para o país: em 2017, mais de 20 milhões de turistas visitaram Portugal e isso representou 57,5 milhões de dormidas. As receitas com o Turismo subiram 16,6 (face a 2016), atingindo 3,39 mil milhões de euros (INE). O mercado externo foi o maior contribuinte (representou 72,4% do total das dormidas, ou seja, 41,6 milhões de dormidas, o que corresponde a um aumento de 8,6%). Os portugueses contribuíram com 15,9 milhões de dormidas (mais 4,1%). As receitas do setor duplicaram em 7 anos. Em cada dia, os turistas deixam no país 41,5 milhões de euros. O preço por noite nos hotéis subiu 10% no último ano (2017).

Em relação à região do Porto e Norte, o autarca revelou que “o destino Porto e Norte foi o preferido dos portugueses em 2017 e o 2º eleito pelos espanhóis por uma curta diferença (30 mil dormidas) face a Lisboa e Vale do Tejo. Em 2017 Porto e Norte bateu todos os recordes com 7,4 milhões de dormidas, atingindo em 2017 o número que estava previsto para 2020 e as receitas de hotelaria (que cresceram 20,5%) praticamente duplicaram face ao valor registado em 2014. Em dezembro de 2017, Porto e Norte foi o primeiro destino nacional (crescimento de quase 12%). Resumindo: Portugal é, hoje, o melhor destino turístico. O Porto é o melhor destino europeu. Portugal é o melhor do mundo a ensinar turismo. E o Turismo é só a principal atividade económica do séc. XXI”.

No que à Póvoa de Varzim diz respeito, Aires Pereira informou que “a Póvoa tem três hotéis de 4 estrelas, dois hotéis de 3 estrelas, cinco hotéis de 2 estrelas, um parque de campismo de 4 estrelas. Em alojamento local, temos cerca de 140 unidades (22 estabelecimentos de hospedagem, 23 moradias e 95 apartamentos). Quanto ao número de dormidas passamos de 133.390, em 2012, para fecharmos 2016 com 172.693 e o número que temos para fechar 2017 já ultrapassa as 250 mil”. Face a estes números, Aires Pereira alertou para “a necessidade que temos de rapidamente termos novas unidades. Nesta altura, já estão algumas a serem projetadas e a avançarem, e que serão uma resposta para termos maior capacidade de alojamento”.

O Presidente chamou a atenção para o facto de “termos um produto que mais ninguém tem, ou seja, a proximidade do Aeroporto e do Porto e a praia. Além disso, temos os poveiros, que são muito bons a receber. Temos um tecido comercial moderno que tem vindo a renovar-se”.

Voltando aos números, Aires Pereira transmitiu que 45% dos que nos visitam são portugueses, seguindo-se os espanhóis, franceses, ingleses e alemães, sendo que desde 2012, o número de alemães tem vindo a aumentar. O Posto de Turismo registou durante o ano de 2017 cerca de 14 mil turistas que foram pedir informações. Nesse sentido, “este número despertou-nos para a abertura deste espaço”.

E a propósito do traço e localização da Loja, Aires Pereira constatou que este local é “a grande rótula de passagem das pessoas porque está na zona de excelência da nossa cidade. Foi também a solução arquitetónica muito discutida com o arquiteto Carlos Figueirinhas, autor deste belíssimo espaço, cuja construção esteve a cargo da CCR, representada por Fernando Gonçalves. Espero que as pessoas tenham curiosidade em visitar e estou convencido que este edifício será uma grande referência. Esta obra dignifica a Póvoa de Varzim, quem a projetou e quem a construiu”.

Outro ponto de atração sob o ponto de vista arquitetónico na Póvoa de Varzim, futuramente, será “a Casa das Associações, Centro de Exposições e Espaço Multimédia nos terrenos adjacentes à Biblioteca Municipal. Este projeto será feito pelo arquiteto Siza Vieira, que “aceitou este desafio, o que para nós será uma enorme honra poder contar com uma obra de referência desse arquiteto ímpar da arquitetura portuguesa”.

Visite a Loja Interativa e fique a conhecer tudo o que tem para oferecer. Pode ainda descarregar a aplicação TPNP My TOMI Go Póvoa de Varzim e terá a cidade na palma da mão.