Ao longo de três dias, perto de 90 associações reuniram-se naquele espaço para se darem a conhecer, angariarem fundos para o desenvolvimento das suas atividades e para fazerem aquela que já é considerada “a festa da Póvoa”. Assim classifica o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, Os Dias no Parque: “uma festa para os poveiros e feita pelos poveiros”. Foi justamente com as palavras de Aires Pereira que o evento se despediu. Para o autarca, “esta é uma organização que ficará sempre, independentemente de quem vier a seguir a mim. Começamos de forma tímida, com meia dúzia de associações, e hoje quase todas as associações do concelho estão aqui presentes. De ano para ano temos vindo a melhorar as condições, quer para os que por aqui passeiam, quer para os voluntários das associações. As novas tendas, os guarda-sóis e os camarins foram pensados para trazer mais comodidade a todos”. Aires Pereira fez questão em agradecer publicamente a dedicação dos funcionários da Câmara Municipal, das associações e de todos os convidados que, ao longo de três noites e quatro dias, levaram ao Parque da Cidade milhares de pessoas.

Quando se fala n’Os Dias no Parque é obrigatório falar sobre solidariedade e espírito de entreajuda. Associados, atletas, pais, demais familiares, amigos: cada um traz a sua especialidade e, quem não tem especialidade nenhuma, sempre pode comprar a dos outros e ajudar dessa forma. Bolos, sobremesas, salgados, bifanas, francesinhas. De tudo um pouco se via nas barracas das associações. Uma festa para o estômago e para as suas contas, uma vez que esta angariação de fundos é sempre uma mais-valia para colocar em prática os projetos desportivos e/ou culturais das associações.

E, claro, quantas mais pessoas visitarem o Parque, mais lucro as associações conseguem obter. Os grandes chamarizes foram Zé Amaro, os Aurora, Olavo Bilac, Miguel Gameiro e Pólo Norte, um cartaz pensado para agradar a todas as idades e a todos os gostos musicais. As madrugadas foram animadas pelo Padre Guilherme Peixoto e o Ar de Rock Laúndos, como já é tradição.

Mas muitos outros artistas subiram ao palco: bailarinos, karatecas, cantores, músicos e professores, que convidaram o público a participar em aulas de ginástica. Tudo isto se passava enquanto, dentro do Parque da Cidade, centenas e centenas de crianças brincavam nos insufláveis, rindo e gritando de alegria.

Terminamos como começamos, com as palavras do Presidente da Câmara Municipal: “Os Dias no Parque são o encontro de todas as freguesias. O S. Pedro é a festa da cidade mas esta, sim, é a festa do concelho, das famílias poveiras”.

Regressaremos em 2017!

Veja as fotogalerias.