Este evento, alusivo ao tema “21 Anos… a Semear o Futuro”, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar, foi dirigido às crianças dos 3º e 4º anos do 1º CEB e contou com a presença de 320 crianças provenientes dos diferentes Agrupamentos de Escolas.

O objetivo da iniciativa era proporcionar às crianças participantes a vivência de valores como a igualdade, fraternidade, amizade, solidariedade e tolerância, bem como um fim de semana memorável nas suas vidas, num contacto direto com a natureza. Neste sentido, foi desenvolvido um manancial de atividades estratégicas facilitadoras de descobertas e aprendizagens inesquecíveis ao longo dos três dias de acampamento, nomeadamente jogos, oficinas, e ateliês de âmbito lúdico-criativos relacionados com a agricultura familiar: visitas a duas vacarias, à Leicar, ao Moinho e à Casa do Trabalhador Rural (estes dois últimos pertença do Eco Museu da Freguesia de Rates).

Para a obtenção do êxito desta iniciativa, o Município contou com a parceria dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais/Encarregados de Educação, com o imprescindível apoio pedagógico do Corpo Nacional de Escutas – Núcleo Cego do Maio, com o apoio logístico da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim, bem como com a colaboração da Junta de Freguesia de Rates.

Um dos pontos altos desta iniciativa foi, sem dúvida, a “Festa de Campo”, ou seja, o espetáculo temático realizado no sábado à noite pelas crianças das escolas participantes. Assistiram pais, familiares, encarregados de educação e comunidade local, tendo reunido centenas de pessoas num verdadeiro anfiteatro ao ar livre.

ACAJUV, um mundo de descobertas e aprendizagens inesquecíveis na natureza!