“História Local”, “Cidadania”, “Educação Ambiental”, “Marés de Leitura”, “Histórias Contadas” e “Atelier Artes & Ofícios” são as seis áreas à volta das quais os Serviços Educativos da Biblioteca desenvolveram as actividades, que se vão desenrolar com o apoio dos Serviços Educativo do Museu Municipal e do Arquivo Municipal, da Divisão do Ambiente do Município e com a colaboração de instituições locais e nacionais.
Das actividades agendadas até Dezembro, mês que marca o final do 1º Período de aulas, destaque para as que se servem da História Local como elemento de aprendizagem. É exemplo disso a actividade agendada para assinalar o Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro, e cujas comemorações vão incidir sobre a Lancha Poveira. Para além de informações sobre a história desta embarcação tradicional do concelho e sobre o seu projecto de recuperação, o público participante vai ter a oportunidade de conversar com os tripulantes e ouvir os seus testemunhos.  Também a época natalícia serve para descobrir um pouco mais sobre a História da Póvoa de Varzim, pois em Dezembro, em data a definir, vão ter lugar sessões temáticas sobre as Tradições e Gastronomia de Natal, alusivas a receitas e hábitos culturais. Ainda neste campo, a Biblioteca promove as actividades bimestrais “Siglas Poveiras” e “Heróis Poveiros”.
Aproveitando as datas de efemérides, os Serviços Educativos prepararam ainda actividades que visam a sua comemoração, como é exemplo o atelier que vai ter lugar no Dia Mundial do Animal, a 4 de Outubro; a sessão temática que tem lugar no Dia Mundial da Alimentação, a 16 desse mesmo mês; a “Hora do Conto” que celebra o Dia do Futebol Profissional, a 7 de Novembro, e que vai contar com a participação de jogadores ou as comemorações do Dia Mundial da Ciência, a 10 de Novembro, e que a Biblioteca assinala com uma sessão temática e experiências.  O Dia Universal da Criança, a 20 de Novembro, e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de Dezembro, vão ser assinalados com ateliers.
Agendado está também o Atelier Artes & Ofícios, com sessões em Outubro e Dezembro, e que pretende dar a conhecer profissões de ontem e de hoje, e as  Marés de Leitura, em Novembro, que pretendem proporcionar às crianças e jovens o contacto com autores e ilustradores.
Do catálogo de actividades constam ainda outras actividades que se repetem com regularidade, como é o caso das Oficinas de Reciclagem e Reutilização de Materiais, a Viagem ao Mundo dos Livros ou o Dicionário Ilustrado. Aqui pode aceder a mais informação sobre as actividades regulares, nomeadamente a sua descrição e periodicidade.
Dinamizadas nos espaços da Biblioteca Municipal ou nas próprias escolas, as actividades foram já apresentadas aos responsáveis das escolas do Ensino Básico, no passado dia 11 de Setembro, numa sessão que contou com a presença de Luís Diamantino, vereador com o Pelouro da Cultura e da Educação. Pode ler a notícia aqui.
A participação nas actividades é feita mediante marcação, que deve ser feita junto do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal, através do telefone 252 616 000 ou do e-mail fernanadatrovao@cm-pvarzim.pt.