De registar que este campeonato contou com a presença de cerca de 500 atletas e de 50 clubes.

Nas cinco provas em que competiu, Adriano Niz registou uma excelente prestação: em todas elas foi campeão nacional e bateu recordes nacionais da especialidade. Assim, os resultados de Adriano Niz são dignos de destaque: 100 costas – 56,98; 100 estilos – 58,52; 200 estilos – 2.08.87; 200 livres – 1.51.71; 400 livres – 4.00.23.

Adriano Niz foi ainda considerado o Melhor Atleta dos nacionais em Masters “A” com 1053 pontos.

Nas provas de mar, Adriano Niz competiu na Prova de Águas Abertas, na distância de 500 metros, e voltou a ser excelente ao sagrar-se campeão nacional.

A Póvoa de Varzim também acolheu, no fim de semana, um grande evento de Natação.

As Piscinas Municipais receberam o 1º Torneio CNP Natação Pura do Clube Naval Povoense (CNP), que se caraterizou por um enorme sucesso.

Além dos mais de duzentos nadadores presentes a representar oito equipas nacionais, estiveram a assistir mais de trezentas pessoas, que acompanharam e vibraram com a prestação dos nadadores, nesta que foi a primeira prova da época em piscina de 50 metros.
A prestação dos nadadores do CNP, a nadar em casa, esteve em grande destaque, com vários recordes pessoais e do clube, marcas bem perto do acesso aos campeonatos nacionais e ainda valorizadas com o alcance de alguns lugares de pódio. Este facto deixou bastante satisfeita a organização e os próprios nadadores, bem como pais, treinadores e dirigentes.
Após o Torneio, em que foi alcançado mais um objetivo do CNP, o Presidente do clube, Paulo Neves, aproveitou para agradecer a presença de todos os clubes e o apoio da autarquia, da ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal), da Varzim Lazer e o patrocínio da empresa Gruzim.
Este foi um importante momento para a jovem secção do CNP, que encheu as piscinas poveiras, fazendo prever outro sucesso no Meeting da Póvoa de Varzim, que se realizará no próximo mês.

O Clube Naval Povoense também compete a nível nacional e regional na modalidade de Polo Aquático.

E, do fim de semana, destaca-se a prestação da equipa de cadetes do CNP, que continua a somar vitórias no campeonato regional. Ao vencer o Colégio de Lamas por 22-03, em jogo realizado no Porto, este domingo, os poveiros mantêm-se na liderança isolada do grupo A.

Além dos desportos aquáticos, pode dizer-se que o Karaté tem sido uma das plataformas de grande prestígio para os atletas poveiros.

No sábado passado, em Vila das Aves, decorreu o XXI Open Internacional de Karaté, um dos torneios com mais atletas em prova, que incluiu ainda o Open de campeões feminino.

Por entre centenas de atletas e com um cariz bastante competitivo nas provas, os poveiros, quer em representação do CKA (Centro de Karaté Aguçadourense) quer em representação da UPK (União Poveira de Karaté), conseguiram conquistar vários pódios.

A atleta do CKA Filipa Costa ascendeu ao 2º lugar do Open de campeões femininos.

Em iniciados, Gonçalo Ribas (CKA) subiu duas vezes ao pódio no 2º lugar, Rita Ribeiro (UPK) também ficou na 2ª posição, enquanto Mário Silva (CKA), Francisca Leonor (UPK) e Mariana Dias (UPK) subiram ao 3º posto.

Em cadetes, Sérgio Silva (CKA) apurou-se em 2º lugar. Renata Oliveira (UPK) conquistou o 3º lugar em juvenil, tendo Diana Pires (UPK) conquistado a mesma posição no pódio relativa à categoria de júnior.

O Open terminou com uma homenagem ao falecido Presidente da Federação Nacional de Karaté, João Salgado, e com o encontro das seleções Sub 21  e sénior, para as quais foram chamados os atletas do CKA Vitalie Certan, Ina Certan e Filipa Costa.

Ina Certan encontra-se em estágio nacional de preparação para o 42º Campeonato da Europa de Karaté de Cadetes, Juniores e Sub-21, que se realizará entre os dias 6 e 8 de fevereiro, em Zurique, na Suíça.

Já no próximo fim de semana, vai decorrer, em França, o Karate1 Premier League – Open de Paris, onde Vitalie Certan vai tentar chegar às medalhas e onde se estreiam Ina Certan e Filipa Costa.