Os alunos escolhidos por oito escolas do concelho, mediante o tema lançado pelo convidado, vão construir um texto em prosa ou poesia que, posteriormente, será analisado pelo júri (constituído por um representante de cada escola e pelo Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino). Os três melhores trabalhos de cada escalão e categoria vão ser premiados na Festa de Encerramento do Projeto Escola da Minha Vida, atividade na qual a iniciativa Olimpíadas da Escrita está inserida. A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no dia 5 de maio, no Pavilhão Municipal.

As Olimpíadas da Escrita pretendem incentivar a arte da escrita através do contacto com um escritor para motivar e despertar o processo criativo dos jovens.

Sob o tema “A Estratégia Europeia para a Juventude 2010-2018”, o Projeto Escola da Minha Vida (PEMV) é o resultado de uma aposta segura da Câmara Municipal, através da Casa da Juventude, com o objetivo de juntar duas formas importantes de estar na vida: a desportiva e a artística, fomentando o gosto pelo desporto e pela arte nos mais novos, seja através da produção de textos, de traços, de cores ou da prática do exercício físico.

O premiado escritor Afonso Cruz, que é também ilustrador, realizador de filmes de animação e membro da banda musical “The Soaked Lam”, é um frequente participante nas Correntes d’Escritas e, por isso, já um “velho amigo” da Póvoa de Varzim.