Afonso Cruz foi o escritor convidado para lançar o tema aos jovens estudantes. E o tema foi: “Em 1212, milhares de crianças decidiram sair à rua, numa Cruzada espontânea, para irem reconquistar a Terra Santa, Jerusalém. E o que eu imaginei foi: o que é que aconteceria hoje em dia se as crianças saíssem à rua? Quais seriam os ideais delas? O que é que exigiriam? Onde é que iriam reivindicar?”

Os alunos escolhidos por oito escolas do concelho, mediante este tema, construíram um texto em prosa ou poesia que será, agora, analisado pelo júri (constituído por um representante de cada escola e pelo Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino). Os três melhores trabalhos de cada escalão e categoria vão ser premiados na Festa de Encerramento do Projeto Escola da Minha Vida, atividade na qual a iniciativa Olimpíadas da Escrita está inserida. A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no dia 5 de maio, no Pavilhão Municipal.

O premiado escritor Afonso Cruz, que é também ilustrador, realizador de filmes de animação e membro da banda musical “The Soaked Lam”, é um frequente participante nas Correntes d’Escritas e, por isso, já um “velho amigo” da Póvoa de Varzim.

As Olimpíadas da Escrita pretendem incentivar a arte da escrita através do contacto com um escritor para motivar e despertar o processo criativo dos jovens.

Sob o tema “A Estratégia Europeia para a Juventude 2010-2018”, o Projeto Escola da Minha Vida (PEMV) é o resultado de uma aposta segura da Câmara Municipal, através da Casa da Juventude, com o objetivo de juntar duas formas importantes de estar na vida: a desportiva e a artística, fomentando o gosto pelo desporto e pela arte nos mais novos, seja através da produção de textos, de traços, de cores ou da prática do exercício físico.