Apreciadores em particular de “História com recadinho” ilustrada por Cristina Valadas, as crianças surpreenderam a autora com a oferta de um álbum de recortes sobre a adaptação que fizeram do livro para uma peça de Teatro, apresentada na escola. Um momento demonstrativo do carinho que os mais novos sentem pelos autores dos seus livros favoritos.

Curiosas, as crianças foram querendo saber das autoras, Raquel Patriarca (escritora) e Cristina Valadas (ilustradora), como começaram nas artes da escrita e do desenho, quais as obras favoritas, as maiores dificuldades no trabalho, entre muitos outros aspetos das suas vidas.

Cristina Valadas explicou que geralmente se identifica mais com a sua última obra, ou então, o que lhe dá mais prazer é criar ilustrações e depois pedir a autores para escreverem a história para esses bonecos. “Gosto mais de trabalhar sem ter que estar sujeita a um texto, que funciona para mim como uma espécie de amarra, por isso, gosto mais de trabalhar livremente, sujeita apenas à minha inspiração, que vem de dentro”…

Raquel Patriarca assume que quando lhe perguntam qual o livro que mais gostou de escrever, costuma responder que é o último, já que “sendo o mais recente ainda estou muito envolvida nessa história”. Porém, admite que o livro mais marcante de sempre para si foi o que escreveu para o seu filho: “foi um livro que escrevi em folhinhas separadas, ilustrei com as primeiras letras, e depois cosi, criei-o na totalidade com o destinatário específico – o meu filho”.

Os encontros com alunos das escolas e os autores convidados pelo encontro Correntes d’Escritas têm sido uma plataforma de base da promoção do gosto pela leitura e de futuros leitores.

Acompanhe o 17º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento.