A apresentação do autor foi feita por José Macedo Vieira e a sessão contou também com a interpretação de três poemas de Eça de Queirós e três de Antero Simões pelo Cantor-Instrumentista J. Campos e Sousa.
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esteve presente no lançamento de O meu polemista e patriota Eça de Queirós.

Sobre a obra, o autor revelou que: “Este volumoso LIVRO abre com um PREFÁCIO, em que, depois de citar os melhores TESTEMUNHOS de Literatos e até antigos seus alunos, hoje romanistas ou simplesmente “apreciadores” da Arte, vê que, para mais eficaz repartição, sempre se torna oportuno SINTETIZAR, também a outra “luz” a VIDA e a OBRA de EÇA DE QUEIRÓS… E neste EPÍLOGO, Antero seleccionou os 12 EPISÓDIOS mais interessantes da diáspora eciana, tal como por uma ENTREVISTA que fez, em seu mundo imaginário, em 1892, em COIMBRA ao cônsul de Paris DR. JOSÉ MARIA DE QUEIROZ, acerca do magistério literário e espiritual que recebera de ANTERO DE QUENTAL, viu ser a hora de “abrir” o ponto principal deste livro de cerca de 550 páginas – o momento do DIÁLOGO, ma vasta como pessoal conversa-reportagem acerca das duas referidas facetas tão importantes como interessantes – o seu POLEMISMO e o seu PATRIOTISMO”.

Recorde-se que, em 2013, Antero Simões publicou uma obra dedicada a Eça de Queirós, “um dos mais polémicos mestres da língua nacional”.

O autor nasceu na Póvoa de Varzim, a 2 de fevereiro de 1930. Antero Simões é licenciado em Filosofia e Humanidades Clássicas e, como docente, lecionou as disciplinas de Português, Latim, Grego, Filosofia, Jornalismo, Física e Química, Pedagogia e Linguística e foi, ainda, orientador de estágio em Latim e Grego. Das obras da sua autoria constam: Nós Somos Todos Nós; Camões, Pátria, Mundo; Opúsculos vários, imprensa dispersa; O Deus e os Homens de Leonardo Coimbra; Antero de Quental – Redivivo; Universos de Sol e Mar (Poemas); Fernando Pessoa – Emissário e Transeunte; Memórias de Mim – Histórias de Nós; O meu irónico e trágico Eça de Queirós.

Veja algumas imagens da sessão.