Com efeito, o programa “Aprender a poupar” definido para o mês de outubro é composto pelas seguintes sessões: dia 20, 2 sessões (9h30 – 10º ano e 11h35 – 11º ano) na Escola Secundária Eça de Queirós; dia 24, sessões na Escola Prática de Serviços, às 8h45 para recrutas e às 11h00 para oficiais.

Ainda no âmbito desta ação, e para celebrar o “Dia da Poupança”, a 31 de outubro, terá lugar uma sessão de esclarecimento na ESEIG, às 14h30, para duas turmas (1º e 3º anos do Curso de Contabilidade).

As escolas que pretendam receber estas ações informativas poderão ainda inscrever-se junto da Agência da Póvoa de Varzim do Banco Português de Investimento.

Estas apresentações, suportadas pelos Princípios da OCDE, que defendem que a educação financeira deve iniciar-se na escola, abordam, não só, temas como “O que é a Poupança e a Metodologia de Poupança” – inserindo conceitos como o juro, a inflação e a capitalização de rendimentos – mas também fornecem importantes informações sobre as diferentes ferramentas e opções de poupança que, através da realização de alguns casos práticos durante as sessões, permitem uma maior aproximação à aplicabilidade dos conteúdos apreendidos durante as mesmas.

Assente numa estratégia de desenvolvimento da literacia financeira que visa instruir os mais jovens sobre temas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e orçamento familiar, o Gabinete Investemais da Câmara Municipal aposta num programa com uma mensagem que se pretende clara, simples e construtiva de incentivo à poupança.