Depois da obra “Balasarenses”, apresentada em junho deste ano, José Ferreira apresenta a monografia sobre Balasar com o título “Balasar Antiga”, onde aborda principalmente os séculos finais da Idade Média e o início da Idade Moderna.

“Antes disso, numa freguesia onde não houve investigação arqueológica, pouco mais se encontra que as preciosas informações da toponímia. Mas ele é o átrio por onde se acede aos séculos bem mais documentados que se lhe seguem e que se entenderiam mal sem qualquer notícia do passado mais distante”, refere o autor na sinopse do novo livro.

José Ferreira, natural duma freguesia barcelense, foi docente na Escola Secundária de Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais e publicado vários livros.