“A Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado e a Defesa do Rio Ave na Barca da Trofa” é uma viagem pela História das terras antigas de Portugal, muito bem documentada, fruto de inúmeras pesquisas. Apesar de versar sobre a importância da temática da Defesa do Ave durante a Invasão Francesa a Portugal, em 1809, a obra aborda a ótica das Ordenanças e das famílias que lideraram essa tropa, logo das genealogias das principais famílias locais que travaram aquele duelo com as tropas invasoras.

Luís Moura Serra é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, pós-graduado em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica, pelo IPPAR e é mestrado em Marketing pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.