Esta iniciativa – denominada “Póvoa ao Ar Livre” – é uma mostra de gastronomia do concelho e que tem, entre outros objetivos, a angariação de fundos de forma a dar continuidade ao trabalho associativo.

Assim sendo, este fim-de-semana, de 14 a 16 de julho, a Apropesca vai apresentar Peixe do nosso mar com uma ementa que tem por base o peixe na grelha. Assim sendo, na sexta-feira, a partir das 19h00, haverá sardinhada, e às 20h00 arranca a animação no recinto com a atuação das Tricanas Poveiras. A partir das 21h30, será Noite de Fado, com os fadistas Ferreira da Silva, Luísa Amorim, Eduardo Ferreira, Felicidade Sá, Bruno Alves e Adriana Paquete, na guitarra António de Carvalho e na viola Castro Lopes. No sábado, às 15h00, terá lugar uma “Cozinha ao Vivo” com degustação, e às 19h00, volta a haver sardinhada. A noite de sábado, a partir das 20h00, terá a atuação de Hélder Baptista e a sua Banda. O almoço de domingo será peixe na grelha e a partir das 13h00 Neca Mané anima o certame. Às 16h00, irá decorrer o concurso gastronómica “Patanisca Poveira”. E assim serão os primeiros dias de “Póvoa ao Ar Livre”.

As Tricanas Poveiras também vão participar nesta iniciativa celebrando o Arraial Poveiro entre os dias 20 a 23 de julho. O Póvoa ao Ar Livre não para e o Varzim Sport Club irá celebrar o fervor clubista dos seus adeptos entre os dias 28 e 30 de julho com mais um Convívio Varzinista.

Já em agosto, a tradicional Festa do Mar é-nos trazida pelos Leões da FC (3 a 6 de agosto) e, no fim-de-semana seguinte (11 a 15), a Juvenorte apresenta a Festa da Sardinha. Depois do peixe, a Francesinha. A Paróquia da Matriz organiza a Festa da Francesinha (17 a 20 de agosto) e, para terminar este ciclo, a Mariadeira e o Regufe unem esforços para lhe preparar um Arraial Popular (24 a 27 de agosto).

Iguarias e animação não vão faltar para animar os seus fins-de-semana de Verão.