O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, no decorrer da cerimónia.

Armando Marques nasceu na Póvoa de Varzim a 15 de abril de 1929. Este conhecido e reconhecido poveiro está ligado às principais associações locais e mantem há mais de 60 anos uma estreita ligação ao Rancho Poveiro, tendo contribuído para a sua promoção no estrangeiro e sobretudo junto das comunidades de poveiros emigrantes.

Sobre o livro lançado, e que fará parte da coleção municipal “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira”, constitui uma seleção de textos memorialísticos alusivos a temáticas poveiras que Armando Marques foi publicando na imprensa local sob as rubricas “Angulo Inverso”, “Memórias”, “O Passado no Presente” e “Arca de Memórias”. No último capítulo, intitulado “Outras Memórias”, foram integrados outros textos do autor alusivos a datas, locais, acontecimentos e personalidades relevantes da vida local do último século. As imagens que ilustram o livro evocam alguns desses ambientes.

São 108 crónicas que preenchem os cinco capítulos desta obra.