As sessões realizam-se às quintas-feiras, dias 2, 9, 16 e 23 de junho, às 21h45, com entrada gratuita para sócios do Cineclube Octopus e 4€ para não sócios.

Os filmes escolhidos para o mês de junho foram: Posto avançado do progresso (dia 2); O Botão de Nácar (dia 9); À sombra das mulheres (dia 16); A infância de Ivan (dia 23).

Posto avançado do progresso

No final do século XIX, os portugueses João de Mattos e Sant’Anna deixam Lisboa rumo a uma zona remota do rio Congo, junto à fronteira de Angola, para coordenar um posto comercial. Porém, à medida que os dias passam, eles sentem-se desmoralizar pela sua incapacidade de enriquecer à custa do tráfico de marfim. A amizade entre ambos começa a ceder e a desconfiança instala-se. Depois de se envolverem em vários problemas com a população local, os dois amigos vêem-se sozinhos no coração da floresta tropical com os sonhos desfeitos e totalmente largados ao abandono…
Com realização e argumento de Hugo Vieira da Silva (“Body Rice”, “Swans”), “Posto Avançado do Progresso” é uma adaptação livre do conto “An Outpost of Progress” escrita, em 1896, pelo britânico Joseph Conrad. O elenco é formado pelos portugueses Nuno Lopes e Ivo Alexandre e pelo actor angolano David Caracol.

O Botão de Nácar

Cinco anos depois da estreia de “Nostalgia da Luz”, um documentário dobre o deserto de Atacama numa associação à história recente do Chile, o realizador Patricio Guzmán regressa com “O Botão de Nácar”. Com 2670 milhas de costa e paisagens espectaculares, o Chile contém o maior arquipélago do planeta Terra. Agora, voltando a usar a geografia chilena como pano de fundo, este filme fala-nos da importância dos oceanos, onde se ouvem as vozes dos primeiros indígenas da Patagónia, dos primeiros colonos ingleses ou dos prisioneiros políticos da ditadura de Augusto Pinochet (que durou quase duas décadas, entre 1973 e 1990).

À sombra das mulheres
Pierre e Manon são casados há já algum tempo. Ele é realizador e está a trabalhar num documentário sobre um herói da Segunda Grande Guerra; ela tem um emprego em “part-time”. O dinheiro escasseia e eles vão subsistindo como podem ao dia-a-dia. Um dia, ele conhece Elisabeth, uma rapariga mais jovem, com quem inicia uma relação extraconjugal. Manon, por seu lado, também lhe é infiel com um outro homem. Apesar de ambos se continuarem a amar e da sua traição não resultar da paixão por outras pessoas, nada entre eles se manterá intacto…
Um drama familiar sobre amor, medo e ciúme com assinatura do premiado realizador francês Philippe Garrel (“Os Amantes Regulares”, “Inocência Selvagem”, “Ciúme”), segundo um argumento seu, de Caroline Deruas-Garrel (a companheira) e Arlette Langmann. “À Sombra das Mulheres”, conta com a participação de Clotilde Courau, Stanislas Merhar e Lena Paugam.

A infância de Ivan

A primeira longa metragem do autor de “Andrei Roublev”. Narrativa de um adolescente que vive uma vida feliz e sem história até ao momento em que rebenta a guerra e vê toda a sua família ser morta. Para se vingar, passa a servir de guia aos militares numa implacável perseguição aos agressores. Se o filme se inscreve ainda sob o signo da propaganda, a dimensão poética da narrativa coloca-o já a par das suas obras maiores.