A jornalista e escritora de literatura infantil estará no Diana Bar, nos dias 29 de julho e 2 de agosto e na Casa Manuel Lopes, nos dias 5 e 19 de agosto.

Pretende-se que os participantes soltem a imaginação, brinquem com as palavras e rimem, criando pequenas histórias. E sejam contadores das suas próprias histórias. Mas num ambiente descontraído e lúdico. Com outras crianças ou em família. Pretende-se que viajem pelo universo das letras sem qualquer tipo de inibição, com gosto pela criatividade, escrita e oralidade. Só é preciso querer! O resto fica por conta da imaginação… No ateliê 1, 2, 3… Era uma vez!…

 

PAIS E FILHOS:

Título: “Arrasta” os teus Pais! Vem “engarrafar” estórias em família!

Público: No máximo 12 famílias (pais ou avós com crianças a partir dos 4 anos)

Data: 2 de Agosto  – 14h30 às 16h00

Local: Biblioteca Diana-Bar

Objetivo: Escrita criativa em família com registo em garrafas. Pretende-se que pais e filhos ou avós e netos se divertiam num jogo de palavras e ritmo enquanto criam pequenas histórias, num ambiente descontraído. E depois se transformem em contadores de histórias… Potenciar um momento diferente em família, desafiando a criatividade de cada um e a defesa dos valores da humanidade.

 Programa:

Cada família pais e filho ou filhos, ou avós e netos – inventa o seu próprio microconto no qual um deles é herói da própria história da família. Previamente discute-se qual o valor – amizade, amor, altruísmo ou outros – que cada família tem de defender. Partilha-se algumas técnicas e conselhos sobre escrita. No final, cada família terá de escrever a história num papel como se fosse um manuscrito e “engarrafar” como se fosse um tesouro. Mistura-se as garrafas e cada família escolhe, aleatoriamente, uma delas. Chega depois a hora de as ler em voz alta… E a verdadeira magia acontece…

 

 

CRIANÇAS:

Título: Queres ser pirata de histórias?

Slogan: Descobre o pirata de letras que tens dentro de ti. Vem contar estórias nos seixos…

Público: Crianças dos 6 aos 12 anos – no máximo 15 participantes por sessão

Data: 29 de julho – 14h30 às 16h00

Local: Biblioteca Diana-bar

 

Objetivo:

Pretende-se que os participantes soltem a imaginação, brinquem com as palavras e rimem para criarem pequenas histórias. Mas num ambiente descontraído e lúdico. Pretende-se que viajem pelo universo das letras sem qualquer tipo de inibição, com gosto pela criatividade, escrita e  oralidade. Só é preciso querer! O resto fica por conta da imaginação… No atelier 1, 2, 3… Era uma vez!…

Programa:

A mentora do projeto incentiva a criatividade com uma lengalenga com ritmo da sua autoria. Seguem-se algumas técnicas e conselhos. Chega depois a vez de os participantes inventarem, em conjunto e de forma lúdica, uma história com ritmo. Cada um é desafiado a criar uma frase que transmite uma ideia que depois é continuada por outro colega e assim consecutivamente. Será privilegiada a rima para trabalhar o raciocínio e a criatividade. Cada um fica responsável por registar, num seixo e noutros materiais, a frase que inventou. O resultado é… surpresa… com alegria e muita cor…

 


Título: Histórias “recortadas” num estendal…

Slogan: 1,2,3… Era uma vez… Agora é a tua vez…

Público: Crianças dos 6 aos 12 anos – no máximo 15 participantes por sessão

Data: 5 de agosto – 14h30 às 16h00

Local: Biblioteca de Jardim

Programa:

A mentora do projeto incentiva a criatividade com uma lengalenga com ritmo da sua autoria. Seguem-se algumas técnicas e conselhos. Chega depois a vez de os participantes inventarem, em conjunto e de forma lúdica, uma história com ritmo. Terão de partir de um valor, como a amizade, o amor ou altruísmo. Cada um é desafiado a criar uma frase que transmite uma ideia que depois é continuada por outro colega e assim consecutivamente. Será privilegiada a rima para trabalhar o raciocínio e a criatividade. Cada um fica responsável por registar, a sua própria ideia num papel com recurso a letras, palavras ou imagens que recolhe em revistas e jornais.

Resultado? Surpresa… num estendal… em plena biblioteca. Nem as molas vão faltar… para uma exposição coletiva dos trabalhos.

 

Título: “Engarrafa” a tua história!

Slogan: Vamos “enterrar” um tesouro de letras de forma divertida? Vem daí…

Público: Crianças dos 6 aos 12 anos – no máximo 15 participantes por sessão

Data: 19 de agosto – 14h30 às 16h00

Local: Biblioteca de Jardim

 

Programa:

A mentora do projeto incentiva a criatividade com uma lengalenga com ritmo da sua autoria. Seguem-se algumas técnicas e conselhos. Chega depois a vez de os participantes inventarem, em conjunto e de forma lúdica, uma história com ritmo. Cada um é desafiado a criar uma frase que transmite uma ideia que depois é continuada por outro colega e assim consecutivamente. Mas têm de defender um valor, como a amizade, o amor ou altruísmo… Será privilegiada a rima para trabalhar o raciocínio e a criatividade. Cada um fica responsável por registar a frase que inventou em garrafas como se fosse um tesouro. Nem o rótulo vai faltar…