Para assinalar essa data, a Biblioteca Municipal apresenta uma programação específica partilhando com a comunidade educativa e o público em geral a sua história, os serviços prestados nestes 24 anos de palavras, sons e imagens”.

A partir das 9h00 estará patente a exposição de cartazes “24 anos a criar leitores”, que dá a conhecer as actividades de promoção do livro e da leitura levadas a cabo nos últimos 24 anos, sempre em diálogo com os leitores.

Também estará exposta a mostra documental “Do Orpheon à Biblioteca Municipal”, que dá a conhecer a história da construção das atuais instalações da Biblioteca Municipal e o modo como o edifício resgatou a memória do Orpheon Povoense. A mostra é constituída por fotografias, notícias de imprensa local e bibliografia.

Às 10h30 haverá uma sessão especial de Artes & Ofícios dedicada ao Bibliotecário, na qual os profissionais da Biblioteca vão partilhar com os alunos do 2º ciclo o que fazem e como funciona a Biblioteca e os seus pólos de leitura.

De tarde, entre as 14h30 e as 16h00, a atividade “Bibliotecário por um dia” permitirá às crianças participantes assumir o papel de bibliotecário, “trabalhando” nas várias secções Biblioteca, ao lado dos funcionários, de modo a descobrirem, de forma lúdico-pedagógica, os serviços, as normas de funcionamento e os fundos documentais da Biblioteca Municipal, bem como todo o processo de preparação dos documentos até chegarem aos leitores. Esta atividade surpreende os leitores de forma muito positiva e leva-os a querer saber mais sobre o trabalho que faz cada profissional dessa instituição que frequentam diariamente.

Às 18h00 há a apresentação do livro “Crónicas Poveiras: o passado no presente”, da autoria de Armando Marques. As 108 crónicas que preenchem os cinco capítulos desta obra integrada na coleção municipal “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” (nº 29), constituem uma selecção de textos memorialísticos alusivos a temáticas poveiras que Armando Marques foi publicando na imprensa local sob as rubricas “Angulo Inverso”, “Memórias”, “O Passado no Presente” e “Arca de Memórias”.